Notícias

Educadores da rede pública são convidados a participarem do III Seminário Multidisciplinar de estudos e pesquisas em arte e educação da USP 

Evento com certificação terá mesas temáticas e oficinas sobre processos de criação na educação e nas artes; inscrições encerram nesta sexta (24) 

Publicado em: 24/05/2024 12h22 | Atualizado em: 24/05/2024
Cartaz do III Seminário Multidisciplinar (1)

Entre os dias 5 e 8 de junho, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe o III Seminário Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação: Processos de criação na educação e nas artes. O evento comemora os 14 anos de atividades do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE), sediado na ECA, e é fruto da colaboração de seus pesquisadores e pesquisadoras com os docentes de escolas públicas que participaram do curso de extensão Arte e Educação com Professores em 2023. 

O seminário visa apresentar projetos realizados como desdobramentos do curso pelos professores e professoras em suas escolas, assim como pesquisas em desenvolvimento no GMEPAE que inspiraram o programa desenvolvido com a referida turma, reafirmando nossa perspectiva criadora e colaborativa nos campos da pesquisa, da formação e da atuação docente, nosso compromisso com a educação pública e nossa implicação com questões que não podem ser ignoradas pelo ensino de arte contemporâneo.

A estrutura foi planejada para propiciar aos participantes a relação teórica e prática com os temas abordados. Cada tema será explorado tanto em uma mesa temática quanto em uma oficina, proporcionando imersão nas referidas questões, troca de experiências e diálogos interdisciplinares.

As mesas e oficinas serão desenvolvidas por professores de escolas públicas participantes do curso de extensão, com base nos projetos desenvolvidos em suas respectivas escolas, em diálogo com pesquisadores do GMEPAE, que apresentarão suas pesquisas e a relação dessas com a formação e a práxis docente em arte. As oficinas refletirão este rico diálogo, oferecendo aos participantes oportunidades de vivenciar processos de criação que possam inspirar ações educativas, estudos e pesquisas nos espaços escolares e acadêmicos. 

 

Público alvo: docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais pessoas interessadas. Haverá emissão de certificados para os participantes. 

Datas de realização: 05 a 08 de junho de 2024.

Horários:

Mesas temáticas: 05, 06 e 07/06 – das 18h30 às 22h30 

Oficinas: 08/06 – das 9h00 às 13h00. 

Local de realização das mesas temáticas:

Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Auditório Paulo Emílio. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo-SP.

Locais de realização das oficinas:

Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Salas de aula 201, 202, 205, 206, 207, 211 e 212.

Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo-SP.

Inscrições: 

https://www.even3.com.br/iii-seminario-gmepae

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 31 32 33 34 35 1.674