Notícias
Equipe da CODAE participa do 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”
Encontro realizado pela Comissão de Aprimoramento Profissional discutiu sobre a produção e o consumo sustentável de carnes.
Publicado em: 02/06/2016 14h18 | Atualizado em: 30/11/2020
A Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”, que tem como objetivo agregar novos conhecimentos e incluir momentos de reflexão para contribuir com o Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Sindicato dos Comerciários de São Paulo – Sede do Instituto Mutare.
O evento contou com a participação dos palestrantes Reginaldo Morikawa, diretor de empresa Agropecuária produtora e distribuidora de alimentos naturais e/ou orgânicos e Aline Martins de Carvalho, nutricionista da CODAE e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
As palestras promoveram reflexões sobre a importância da inclusão de alimentos orgânicos na Alimentação Escolar, contemplada pelo decreto que regulamenta a lei Nº 16.140/15, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo e dá outras providências. Além disso, teve o objetivo de sensibilizar os participantes sobre esses impactos das aquisições de alimentos realizadas pela Coordenadoria.
Reginaldo Morikawa apresentou alternativas sustentáveis para produção de diversos alimentos, como por exemplo, frango e ovo orgânicos. A empresa adota a filosofia, do já falecido pensador japonês, Mokiti Okada, que se fundamenta na agricultura natural que busca pela preservação do meio ambiente, promoção da saúde e produção de alimentos saudáveis.
Reginaldo destacou as principais diferenças entre o modo de produção convencional e o orgânico, abordando sobre os impactos no custo e no meio ambiente.
A nutricionista Aline apresentou diversas pesquisas científicas que mostram os efeitos do consumo excessivo de carnes na saúde dos indivíduos e no meio ambiente. Aline também coordena o projeto de extensão da USP “Sustentarea, A Rede Alimentar”, anteriormente chamado de “Dia sem carne”, e tem como objetivo promover a informação sobre o consumo excessivo de carnes e sua relação com a saúde e meio ambiente.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Publicado em: 17/06/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã