Notícias

Equipe da CODAE participa do 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”

Encontro realizado pela Comissão de Aprimoramento Profissional discutiu sobre a produção e o consumo sustentável de carnes.

Publicado em: 02/06/2016 14h18 | Atualizado em: 30/11/2020

cap3740x430.png

A Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”, que tem como objetivo agregar novos conhecimentos e incluir momentos de reflexão para contribuir com o Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Sindicato dos Comerciários de São Paulo – Sede do Instituto Mutare.

O evento contou com a participação dos palestrantes Reginaldo Morikawa, diretor de empresa Agropecuária produtora e distribuidora de alimentos naturais e/ou orgânicos e Aline Martins de Carvalho, nutricionista da CODAE e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

As palestras promoveram reflexões sobre a importância da inclusão de alimentos orgânicos na Alimentação Escolar, contemplada pelo decreto que regulamenta a lei Nº 16.140/15, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo e dá outras providências. Além disso, teve o objetivo de sensibilizar os participantes sobre esses impactos das aquisições de alimentos realizadas pela Coordenadoria.

Reginaldo Morikawa apresentou alternativas sustentáveis para produção de diversos alimentos, como por exemplo, frango e ovo orgânicos. A empresa adota a filosofia, do já falecido pensador japonês, Mokiti Okada, que se fundamenta na agricultura natural que busca pela preservação do meio ambiente, promoção da saúde e produção de alimentos saudáveis.

Reginaldo destacou as principais diferenças entre o modo de produção convencional e o orgânico, abordando sobre os impactos no custo e no meio ambiente.

A nutricionista Aline apresentou diversas pesquisas científicas que mostram os efeitos do consumo excessivo de carnes na saúde dos indivíduos e no meio ambiente. Aline também coordena o projeto de extensão da USP “Sustentarea, A Rede Alimentar”, anteriormente chamado de “Dia sem carne”, e tem como objetivo promover a informação sobre o consumo excessivo de carnes e sua relação com a saúde e meio ambiente.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 1.673