Notícias

Ginástica Laboral: SME lança Projeto Corpo em Ação, voltado à saúde e qualidade de vida dos servidores    

Iniciativa da DIQUALI e da DIESP promove bem-estar físico e mental no ambiente de trabalho por meio de práticas regulares de Ginástica Laboral

Publicado em: 07/05/2026 12h23 | Atualizado em: 08/05/2026
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) inicia, em 2026, o Projeto Corpo em Ação com Ginástica Laboral, uma ação voltada à promoção da saúde, do bem-estar físico e da qualidade de vida dos servidores da Rede Municipal. Desenvolvido pela Divisão de Promoção de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (DIQUALI) e pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP) – (COCEU)  o projeto busca incentivar hábitos saudáveis e prevenir doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. 

A proposta da Ginástica Laboral será realizada inicialmente nas áreas administrativas da SME, com sessões presenciais conduzidas por estagiários de Educação Física, diretamente nos locais de trabalho dos servidores. As atividades terão duração de 10 a 15 minutos, com frequência de duas vezes por semana, respeitando as características de cada setor e do público atendido. 

Entre as atividades propostas estão alongamentos, exercícios leves de mobilidade, exercícios posturais, técnicas de respiração e relaxamento, além de orientações ergonômicas breves. A iniciativa pretende contribuir para a redução de tensões físicas e mentais, melhorar a disposição e a concentração dos servidores, fortalecer o clima organizacional e colaborar para a diminuição de afastamentos relacionados ao adoecimento. 

A Ginástica Laboral também integra ações voltadas à saúde mental dos profissionais da educação, considerando o binômio “Corpo e Mente” como parte essencial da qualidade de vida no ambiente profissional. Dados apresentados mostram que aproximadamente 47% dos adultos brasileiros são sedentários e que mais de 90% dos docentes relatam algum tipo de dor osteomuscular, evidenciando a importância de ações preventivas e educativas. 

Além das sessões práticas, o projeto contará com formação específica para os estagiários de Educação Física, abordando temas como prevenção de DORT, psicossomatização, anatomia emocional, ergonomia e promoção da saúde biopsicossocial dos servidores. 

Como parte das ações do projeto, será realizada a palestra “Qualidade de vida para o servidor”, no dia 08 de maio de 2026, no Auditório SME, em dois horários: das 10h30 às 12h e das 13h30 às 15h. O encontro abordará temas relacionados à saúde física e mental, prevenção de doenças ocupacionais, ergonomia prática e a importância do movimento para uma rotina mais saudável no ambiente de trabalho. 

Confira os próximos passos do projeto: 

04/05/2026 — das 14h às 14h30
Apresentação do Projeto para os Coordenadores – SME
Local: SME 

05/05/2026 — das 15h às 17h
Formação: Estagiários
Local: COCEU 

06/05/2026 — das 14h às 17h
Formação: Estagiários
Local: COCEU 

07/05/2026 — das 14h às 17h
Formação: Estagiários
Local: COCEU 

08/05/2026 — das 10h30 às 12h e das 13h30 às 15h
Palestra: Qualidade de vida para o servidor
Local: Auditório SME 

11/05/2026 — a partir das 14h
Início das sessões de Ginástica Laboral
Local: SME 

O projeto Corpo em Ação compõe o Programa Bem Viver no Ambiente Escolar, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e valorização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. 


Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 26 27 28 29 30 1.674