Notícias
III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar
Evento reunirá mais de 500 meninas e professoras da Rede Municipal em um dia dedicado ao xadrez e à valorização da presença feminina no esporte
Publicado em: 06/11/2025 12h10 | Atualizado em: 06/11/2025
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e do Programa Jogos de Tabuleiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), realiza no dia 8 de novembro, das 10h às 17h, o III Festival Rainhas do Tabuleiro, no CEU Sapopemba.
O Festival, voltado exclusivamente ao público feminino, integra as ações do Projeto Mulher no Esporte, desenvolvido pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP). A iniciativa tem como objetivo estimular e ampliar a participação de meninas e mulheres nas atividades de jogos de tabuleiro, promovendo o empoderamento e o protagonismo feminino também no campo esportivo.
Ao longo do dia, o evento contará com jogos de xadrez nas categorias do Sub-8 ao Sub-18, Livre e Professoras, reunindo mais de 500 participantes entre estudantes e educadoras das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Além das partidas, estão previstas ações pedagógicas e lúdicas.
A programação tem início às 8h30, com a chegada das delegações e autoridades, seguida da abertura oficial às 10h, que contará com representantes da SME, da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), de consulados, do CEU Sapopemba e das Diretorias Regionais. A árbitra principal Joara Chaves fará a fala inaugural antes do início dos jogos. A premiação das vencedoras está prevista para o final da tarde, entre 16h e 17h.
O Festival Rainhas do Tabuleiro é uma celebração da força, da inteligência e da presença feminina no universo dos jogos de tabuleiro, reforçando o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a promoção da igualdade de gênero e o incentivo à participação das mulheres no esporte e na educação.
Serviço
Data: 8 de novembro de 2025
Horário: 10h às 17h
Local: CEU Sapopemba – Rua Manuel Quirino de Mattos, s/nº, Jardim Sapopemba
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Estão abertas as inscrições para o vestibulinho da ETEC 2º Semestre de 2026
Publicado em: 22/04/2026 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação
SME realiza live de apresentação do Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim
Publicado em: 22/04/2026 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação
Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil
Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes
Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores
Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação