Notícias
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adere à Prova Nacional Docente (PND) que acontecerá no segundo semestre deste ano
Anúncio foi realizado pelo Secretário Fernando Padula durante evento internacional que reuniu lideranças e especialistas da área
Publicado em: 14/03/2025 10h53 | Atualizado em: 14/03/2025
Nesta quinta-feira (13) a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo anunciou a adesão à Prova Nacional Docente (PND), que está sendo apelidada como “Enem dos Professores”, que foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) e está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano. O anúncio foi realizado pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, durante o “Encontro Anual Educação Já” que reuniu na capital paulista lideranças e especialistas do Brasil e do mundo para debater políticas públicas educacionais.
A PND será aplicada pelo INEP e as redes públicas de ensino poderão utilizar os resultados da prova como critério exclusivo ou complementar na seleção de novos docentes para a educação básica. O exame será voltado para os concluintes de licenciaturas e licenciados e em sua primeira edição avaliará as seguintes áreas do conhecimento: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português e espanhol), matemática, música, pedagogia e química.
O Secretário Fernando Padula destacou que o exame vai de encontro às políticas públicas da pasta para qualificação e formação dos profissionais que estão pautadas em alguns tripés como valorização da carreira, melhorar os critérios de seleção e estímulo aos estudantes de licenciatura. “São Paulo recebe com muita alegria e entusiasmo essa prova. Acho que ela está totalmente aderente ao que a Rede Municipal está fazendo nos últimos anos. Trabalhamos nesses dois pilares: tornar a carreira mais atrativa e melhorar a barra de seleção”, enfatizou o Secretário.
Padula também destacou que no último concurso realizado pela pasta foi incluída uma etapa com prova prática para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio. Também acrescentou que outra importante ação para incentivo aos estudantes de licenciatura são os estágios nas unidades educacionais da Rede Municipal em dois programas: o “Parceiros da Aprendizagem” para atuação na fase de alfabetização e o “Aprender sem Limites” para atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. São mais de 11 mil estagiários na Rede Municipal da capital paulista.
“Só reafirmando que São Paulo aderiu ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e à Política de Educação Integral. Portanto é uma continuidade de parceria entre os governos federal e municipal da capital e vai ao encontro da qualificação dos profissionais que estamos trabalhando”, finalizou o Secretário.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Mês da dança e da literatura: CEUs recebem programação cultural gratuita para todas as idades
Publicado em: 24/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola desenvolve projeto pedagógico com foco no enfrentamento ao racismo e à xenofobia
Publicado em: 24/04/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Projeto de Educação Financeira ensina estudantes noções de investimentos e consumo consciente
Publicado em: 23/04/2026 4h35 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
SME promove live sobre o Dia Internacional das Meninas nas TICs
Publicado em: 23/04/2026 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola da zona oeste de SP desenvolve projeto integrado de combate à fome e promoção da segurança alimentar
Publicado em: 23/04/2026 2h07 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba