Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adere à Prova Nacional Docente (PND) que acontecerá no segundo semestre deste ano

Anúncio foi realizado pelo Secretário Fernando Padula durante evento internacional que reuniu lideranças e especialistas da área

Publicado em: 14/03/2025 10h53 | Atualizado em: 14/03/2025
Professora de Ensino Fundamental

Nesta quinta-feira (13) a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo anunciou a adesão à Prova Nacional Docente (PND), que está sendo apelidada como “Enem dos Professores”, que foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) e está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano. O anúncio foi realizado pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, durante o “Encontro Anual Educação Já” que reuniu na capital paulista lideranças e especialistas do Brasil e do mundo para debater políticas públicas educacionais. 

A PND será aplicada pelo INEP e as redes públicas de ensino poderão utilizar os resultados da prova como critério exclusivo ou complementar na seleção de novos docentes para a educação básica. O exame será voltado para os concluintes de licenciaturas e licenciados e em sua primeira edição avaliará as seguintes áreas do conhecimento: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português e espanhol), matemática, música, pedagogia e química.

O Secretário Fernando Padula destacou que o exame vai de encontro às políticas públicas da pasta para qualificação e formação dos profissionais que estão pautadas em alguns tripés como valorização da carreira, melhorar os critérios de seleção e estímulo aos estudantes de licenciatura. “São Paulo recebe com muita alegria e entusiasmo essa prova. Acho que ela está totalmente aderente ao que a Rede Municipal está fazendo nos últimos anos. Trabalhamos nesses dois pilares: tornar a carreira mais atrativa e melhorar a barra de seleção”, enfatizou o Secretário. 

Padula também destacou que no último concurso realizado pela pasta foi incluída uma etapa com prova prática para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio. Também acrescentou que outra importante ação para incentivo aos estudantes de licenciatura são os estágios nas unidades educacionais da Rede Municipal em dois programas: o “Parceiros da Aprendizagem” para atuação na fase de alfabetização e o “Aprender sem Limites” para atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. São mais de 11 mil estagiários na Rede Municipal da capital paulista.  

“Só reafirmando que São Paulo aderiu ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e à Política de Educação Integral. Portanto é uma continuidade de parceria entre os governos federal e municipal da capital e vai ao encontro da qualificação dos profissionais que estamos trabalhando”, finalizou o Secretário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 26 27 28 29 30 1.674