Notícias

Inscrições para a 1ª edição do Festival Estudantil de Cinema Curtas na Escola são prorrogadas

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 8 de agosto para estudantes regularmente matriculados na Rede Municipal em 2026 

Publicado em: 07/07/2026 18h18 | Atualizado em: 08/07/2026
Fotografia com fundo branco e bordas coloridas e o texto " Curtas na Escola - Festival de Cinema Estudantil da Cidade de São Paulo".

As inscrições para a 1ª edição do Curtas na Escola foram prorrogadas até 8 de agosto. A iniciativa transforma as unidades educacionais em espaços de criação audiovisual, criatividade e protagonismo estudantil, incentivando a produção de curtas-metragens desenvolvidos pelos estudantes da Rede Municipal.  

Podem participar estudantes regularmente matriculados na Rede Municipal em 2026, nas categorias Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  

As obras devem ter sido finalizadas entre janeiro de 2022 e o encerramento das inscrições. Os filmes podem ser produzidos com celular, câmera ou animação digital, nos gêneros ficção, documentário ou animação, com duração máxima de sete minutos.  

Nas etapas regionais e na final municipal, as produções serão avaliadas por comissões que considerarão critérios como originalidade, protagonismo estudantil, qualidade narrativa e técnica, além do processo pedagógico envolvido.  

Além de troféus, medalhas e certificados, os vencedores participarão de uma visita aos estúdios da TV Cultura, poderão ter os filmes exibidos na Spcine Play e as escolas receberão oficinas de cinema e audiovisual.  

Os curtas devem ter duração máxima de sete minutos, incluindo abertura e créditos, resolução mínima em HD 1080p e ser enviados nos formatos .mp4 ou .avi, com tamanho de até 5 GB. Também é necessário que trilhas sonoras e imagens utilizadas sejam de autoria própria, de domínio público ou licenciadas por meio do Creative Commons.  

Inscreva-se aqui. 

Acesse o regulamento para a 1ª edição do Curtas na Escola. 

Descubra outras iniciativas da Rede Municipal. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a piscina coberta do CEU Silvio Santos. O espaço é amplo, iluminado por grandes janelas laterais que permitem a entrada de luz natural. A piscina possui raias delimitadas por flutuadores nas cores vermelha, branca e azul, além de marcações escuras no fundo que orientam a prática da natação. Ao redor da piscina há piso antiderrapante, escadas de acesso à água, plataformas de saída e equipamentos de apoio aos treinamentos. A imagem destaca a infraestrutura esportiva destinada às atividades de natação e promoção do esporte nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
Arte gráfica com fundo em tons terrosos e moldura composta por grafismos inspirados em padrões indígenas nas cores verde, laranja, vermelho e marrom. Ao centro, destaca-se o título

Agosto Indígena leva programação cultural gratuita aos CEUs

Publicado em: 11/08/2026 11h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um artista pintando um mural em grande escala no muro de uma escola da Rede Municipal de Ensino. A obra, em processo de criação, apresenta desenhos, letras e formas geométricas sobre um fundo azul, com áreas em tons de amarelo e laranja. O artista trabalha em frente ao mural utilizando materiais de pintura, enquanto uma escada está apoiada ao lado da parede. Em primeiro plano, estudantes, vistos de costas e sentados no pátio, acompanham a atividade artística. A cena representa a integração entre arte, educação e participação da comunidade escolar

Paredes que Falam leva arte e protagonismo a escolas da Rede Municipal

Publicado em: 10/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner em tons de azul e amarelo com o texto

Atendimento da COGEP será realizado temporariamente na Vila Clementino 

Publicado em: 10/08/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.686