Notícias

SME e Escola do Parlamento oferecem 260 vagas para Pós- Graduação em Educação Antirracista

A formação é gratuita, na modalidade aperfeiçoamento, para profissionais da Rede Municipal de Ensino; inscrições estão abertas até 1º de março

Publicado em: 18/02/2022 16h54 | Atualizado em: 18/02/2022
Imagem de uma mão digitando em um computador portátil.

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola do Parlamento promove a Pós-Graduação “Liderança Educativa para a Equidade Racial: Gestão e Práticas Pedagógicas em perspectiva antirracista”, na modalidade aperfeiçoamento. Serão oferecidas 260 vagas para o curso, contemplando 65 escolas municipais, com carga horária de 200 horas e atividades em regime híbrido. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 1º de março.

O processo seletivo para a pós-graduação é destinado aos profissionais da carreira do magistério municipal de São Paulo e que estejam em efetivo exercício de suas funções docentes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) ou nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs). Também está entre os requisitos ter comprovação de conclusão de curso superior – bacharelado, licenciatura ou tecnólogo – até 31 de janeiro de 2022. As inscrições podem ser feitas até dia 1º de março, às 23h 59min, de modo exclusivamente on-line.

O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação “Poder Legislativo: interfaces contemporâneas” e tem como objetivo formar professores e gestores das escolas municipais  para que possam ampliar, aprofundar e aprimorar seus conhecimentos no campo da liderança educativa para a educação das relações raciais e educação antirracista.

As atividades remotas serão realizadas na plataforma Zoom, no período noturno, às segundas-feiras, das 18h às 21h. E as atividades presenciais acontecerão na Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, ou  em local indicado previamente pela Escola do Parlamento.

Saiba mais

Cada escola poderá inscrever um Grupo de Trabalho e Referência (GTR), composto por profissionais que atuam na mesma unidade escolar e com a participação de quatro integrantes titulares e dois suplentes, na seguinte conformidade:

– No mínimo um e no máximo dois profissionais da equipe gestora da unidade escolar;

– No mínimo dois e no máximo três e professores em efetivo exercício de regência de classe;

– Um suplente da equipe gestora da unidade escolar;

– Um suplente dentre os regentes em efetivo exercício de regência de classe.

Veja os procedimentos que cada integrante do GTR deve adotar para realizar a inscrição, acessando o edital de credenciamento na página da Escola do Parlamento.

Para mais informações, acesse o site da Escola do Parlamento.

O início das aulas está previsto para o final do mês de março. Será conferido certificado de curso de aperfeiçoamento para os participantes aprovados, com êxito, em todos os componentes curriculares e que fizerem submissão de versão preliminar de artigo acadêmico.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de bailarinas dançando no palco. Elas aparecem dos ombros para baixo.

Mês da dança e da literatura: CEUs recebem programação cultural gratuita para todas as idades 

Publicado em: 24/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de bonecos negros sobre panos cercados de livros e instrumentos musicas disposto da aárea externa da escola. Espaço possui grama verde e árvores.

Escola desenvolve projeto pedagógico com foco no enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Publicado em: 24/04/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Educação Financeira

Projeto de Educação Financeira ensina estudantes noções de investimentos e consumo consciente 

Publicado em: 23/04/2026 4h35 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de duas meninas de costas para a câmera fotográfica e olhando para a tela de um computador.

SME promove live sobre o Dia Internacional das Meninas nas TICs

Publicado em: 23/04/2026 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto “Fala, Josué: Imprensa Jovem e segurança alimentar”

Escola da zona oeste de SP desenvolve projeto integrado de combate à fome e promoção da segurança alimentar

Publicado em: 23/04/2026 2h07 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 24 25 26 27 28 1.674