Notícias

SME e Escola do Parlamento oferecem 260 vagas para Pós- Graduação em Educação Antirracista

A formação é gratuita, na modalidade aperfeiçoamento, para profissionais da Rede Municipal de Ensino; inscrições estão abertas até 1º de março

Publicado em: 18/02/2022 16h54 | Atualizado em: 18/02/2022
Imagem de uma mão digitando em um computador portátil.

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola do Parlamento promove a Pós-Graduação “Liderança Educativa para a Equidade Racial: Gestão e Práticas Pedagógicas em perspectiva antirracista”, na modalidade aperfeiçoamento. Serão oferecidas 260 vagas para o curso, contemplando 65 escolas municipais, com carga horária de 200 horas e atividades em regime híbrido. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 1º de março.

O processo seletivo para a pós-graduação é destinado aos profissionais da carreira do magistério municipal de São Paulo e que estejam em efetivo exercício de suas funções docentes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) ou nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs). Também está entre os requisitos ter comprovação de conclusão de curso superior – bacharelado, licenciatura ou tecnólogo – até 31 de janeiro de 2022. As inscrições podem ser feitas até dia 1º de março, às 23h 59min, de modo exclusivamente on-line.

O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação “Poder Legislativo: interfaces contemporâneas” e tem como objetivo formar professores e gestores das escolas municipais  para que possam ampliar, aprofundar e aprimorar seus conhecimentos no campo da liderança educativa para a educação das relações raciais e educação antirracista.

As atividades remotas serão realizadas na plataforma Zoom, no período noturno, às segundas-feiras, das 18h às 21h. E as atividades presenciais acontecerão na Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, ou  em local indicado previamente pela Escola do Parlamento.

Saiba mais

Cada escola poderá inscrever um Grupo de Trabalho e Referência (GTR), composto por profissionais que atuam na mesma unidade escolar e com a participação de quatro integrantes titulares e dois suplentes, na seguinte conformidade:

– No mínimo um e no máximo dois profissionais da equipe gestora da unidade escolar;

– No mínimo dois e no máximo três e professores em efetivo exercício de regência de classe;

– Um suplente da equipe gestora da unidade escolar;

– Um suplente dentre os regentes em efetivo exercício de regência de classe.

Veja os procedimentos que cada integrante do GTR deve adotar para realizar a inscrição, acessando o edital de credenciamento na página da Escola do Parlamento.

Para mais informações, acesse o site da Escola do Parlamento.

O início das aulas está previsto para o final do mês de março. Será conferido certificado de curso de aperfeiçoamento para os participantes aprovados, com êxito, em todos os componentes curriculares e que fizerem submissão de versão preliminar de artigo acadêmico.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673