Notícias
Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais
Os profissionais serão formados para promover alimentação saudável e consciente nas unidades
Publicado em: 06/03/2026 10h00 | Atualizado em: 10/03/2026
Desde o início da semana (03/03), cozinheiros das escolas municipais estão se reunindo na Faculdade de Saúde Pública da USP, para realizar o trabalho de formação do programa “Cozinhas e Infâncias”, em uma parceria entre o Instituto Comida e Cultura, a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), reforçando práticas da educação alimentar nas unidades educacionais.
A proposta articula momentos teóricos e práticos, com oficinas presenciais e atividades a distância que abordam alimentação, cultura e práticas culinárias como estratégias pedagógicas. As aulas práticas ocorrem no Laboratório e Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Neste ano, a formação contempla os(as) cozinheiros(as) das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs, sendo um(a) profissional por unidade. Os participantes estão organizados em turmas ao longo do ano; neste semestre, serão sete turmas, com média de 30 integrantes.
Desde 2023, o curso formou 546 professores e professoras da Educação Infantil, 390 professores e professoras da Ensino Fundamental e 522 cozinheiros e cozinheiras de unidades da Educação Infantil.
A formação tem o objetivo de promover a qualificação contínua dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para o fortalecimento da educação alimentar e nutricional nas escolas alinhada ao Currículo da Cidade.
Ao longo dos encontros, os participantes vivenciam práticas culinárias, estudos sobre cultura alimentar brasileira, saberes de povos originários, afro-brasileiros e migrantes, além de reflexões sobre sustentabilidade e sistemas alimentares.
A iniciativa parte do entendimento de que a alimentação adequada e saudável é direito garantido pela Constituição, e da alimentação escolar como elemento fundamental para a promoção da saúde, da aprendizagem e do bem-estar dos estudantes conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar. No contexto educacional, a alimentação ultrapassa a dimensão nutricional, envolvendo aspectos culturais, afetivos, sociais e cognitivos que contribuem para aprendizagem e o desenvolvimento integral.
Conheça as ações da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SME.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Projeto de Educação Financeira ensina estudantes noções de investimentos e consumo consciente
Publicado em: 23/04/2026 4h35 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
SME promove live sobre o Dia Internacional das Meninas nas TICs
Publicado em: 23/04/2026 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola da zona oeste de SP desenvolve projeto integrado de combate à fome e promoção da segurança alimentar
Publicado em: 23/04/2026 2h07 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Estão abertas as inscrições para o vestibulinho da ETEC 2º Semestre de 2026
Publicado em: 22/04/2026 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação
SME realiza live de apresentação do Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim
Publicado em: 22/04/2026 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação