Notícias

Disponível Volume 4 da Série Diálogos com o NAAPA

Livro traz reflexões sobre o tempo da adolescência como um potente momento de vida 

Publicado em: 07/05/2021 7h50 | Atualizado em: 07/05/2021
Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Adolescentes e Educadores: construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Dando continuidade à Série Diálogos com o NAAPA, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), divulga mais um caderno denominado “Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte”. O material surgiu a partir de encontros entre as equipes do NAAPA e a comunidade escolar durante o ano de 2020.

A quarta publicação traz reflexões sobre o tempo da adolescência como um potente momento da vida, repleto de questionamentos e permeado por diversos conflitos. Por isso mesmo, tão desafiador e rico no que se refere tanto à construção da subjetividade, como da alteridade. Deslocar o olhar da perspectiva marcada, principalmente, por conflitos pode ser o início do diálogo que se busca estabelecer entre o educador e o adolescente.

Compreender a adolescência requer compreender o tempo de transição pelo qual o estudante passa, uma vez que não se identifica mais com a infância, mas ainda não é adulto. Portanto, esta experiência adolescente é marcada pela novidade e pela insegurança, sentimentos que geram sofrimento.

Nesse sentido, estabelecer diálogo com o adolescente mediado por um repertório artístico parece ser um caminho bastante eficiente. Uma vez que a arte, por trazer o sensível na sua linguagem, permite a expressão e representação de inúmeras sensações e angústias presentes na adolescência. É certo que a conversa entre adolescentes e educadores nasce de uma escuta atenta e interessada, capaz de produzir sentido e aprendizado, reconhecendo a potência e as ressonâncias advindas dela.

O material ainda apresenta relatos de experiências de educadores e estudantes. Não há a pretensão de se constituir como um modelo a ser seguido. Porém, se mostra como mais uma ação promotora de aprendizagem e desenvolvimento, como também um exercício construtor de relações dialógicas e facilitadoras do encontro com esse tempo da vida.

Acesse o Volume 4 – Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Série Diálogos com o NAAPA

A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.

Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.

Os quatro primeiros volumes estão no Portal SME disponíveis virtualmente para leitura e download. Na próxima sexta-feira (14), divulgaremos o último caderno intitulado Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem aérea da empena de um Grafite com 128 metros quadrados no CEU Heliopolis

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro

Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com a capa do documentário ‘Educação Presente para o Futuro’.
Logomarca da Semana Do Brincar - data de 21 e 28 de maio

Programação da Semana Municipal do Brincar começa neste sábado (21)

Publicado em: 18/05/2022 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea de um grupo de pessoas sentados na grama no CECI Tenondé Porã.

Indígenas do CECI Tenondé Porã aprendem técnicas de primeiros socorros

Publicado em: 18/05/2022 5h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com o texto
1 247 248 249 250 251 1.492