Notícias

DRE Guaianases comemora 15 anos dos CEIs na Educação

Atividade aconteceu no CEU Inácio Monteiro

Publicado em: 24/08/2017 17h33 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_Cei_dre_g_740_x_430.jpg

Nos dias 16 e 17 de agosto, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases comemorou os 15 anos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) na Educação, com a realização do Seminário “CEI 15 anos SME: escutar, observar, interpretar e documentar os saberes dos bebês e crianças”.

O objetivo principal do seminário foi resgatar o percurso da transição das creches para a Educação e apresentar registros de Educadores da primeira infância, que tornam visíveis os saberes, interesses, necessidades e curiosidades de bebês e crianças.

16 de agosto
Os participantes foram acolhidos com uma exposição de fotos e instalações retratando diversas vivências nas Unidades da região. Logo depois, o evento contou com a presença dos estudantes da EMEF João Ribeiro de Barros, acompanhados do professor Gerson, em uma apresentação de canto e violão. Na sequência, a Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio, e a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, cumprimentaram os presentes e abriram oficialmente o Seminário.

Foram compartilhados relatos das Professoras de Educação Infantil (PEIs) Gisely de Lima Souza Collistock e Edna Sales Alves, que vivenciaram o período de transição dos CEIs da Secretaria de Assistência Social (SAS) para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na função de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).

17 de agosto
O segundo dia do Seminário iniciou-se com uma apresentação das crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) CEU Inácio Monteiro, que dançaram ao som de “Espantalho”, do cantor Fagner. Logo após, um grupo de crianças do CEI Santa Rita, em parceria com uma mãe da comunidade, realizou uma contação de história, resultado de um projeto desenvolvido na Unidade Educacional.

Em seguida, foi apresentada a primeira mesa de debates com o tema “A relação família e escola”, com relatos de práticas dos CEIs Marielcia Florêncio de Morais, Dom Luciano Mendes de Almeida e Verbo da Vida.

O período da manhã foi finalizado com a segunda mesa, cuja temática foi “Relação de gênero – o Educador no CEI” e contou com a contribuição da Profª. Draª. Rosângela Ferreira de Souza Queiroz, membro da DIPED Guaianases, que realizou a mediação a partir dos relatos dos professores Mario Serri Neto e Milson Almeida, do CEI Mário Pereira Costa.

Participaram do encontro professores de Educação Infantil, Coordenadores Pedagógicos, pais, crianças e equipes da DRE Guaianases.

Acesse o Flickr da DRE Guaianases para ver as fotos do Seminário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Inteligência Artificial Matemática

Projeto com uso de inteligência artificial fortalece aprendizagem em Matemática na rede municipal 

Publicado em: 29/04/2026 1h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Natação (1)

Estudantes da rede pública de São Paulo terão aulas de natação com Thiago Pereira

Publicado em: 28/04/2026 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas crianças, uma menina e um menino, sentado na sala de aula. Eles olham para câmera e sorriem, o menino faz sinal de positivo com o polegar direito para cima.
Fotografia de imagem projetada no telão. A frente um homem sentado e com microfone. Ele olha o telão e fala sobre a projeção.

SME reforça participação no Curso de Ética no Serviço Público para servidores da rede

Publicado em: 27/04/2026 6h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Mini Cidade Promove Educação De Trânsito
1 22 23 24 25 26 1.674