Notícias
Seminário Educação Além do Prato traz debates relacionados à educação e à saúde
Evento reuniu cerca de 500 pessoas no Cresan - Vila Maria.
Publicado em: 04/11/2016 9h57 | Atualizado em: 30/11/2020
O Seminário Educação Além do Prato, que aconteceu no dia 26 de outubro reuniu cerca de 500 participantes no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – Vila Maria e apresentou uma série de atividades relacionadas a saúde, alimentação e educação. As ações se dividiram em quatro eixos temáticos: Saúde e Alimentação, Sustentabilidade, Alimentação no Território e Comensalidade, do latim “co-” = junto + “mensa” =mesa, termo que denota o hábito de se partilhar o momento da refeição com outras pessoas. As atrações seguiram três objetivos: Compartilhar, voltado à troca de experiências sobre projetos realizados; Inspirar/Conhecer, voltado ao debate e à troca de conhecimentos; e Vivenciar, que oferecia atividades práticas aos participantes.
O evento se iniciou com a Conferência Educação Além do Prato, apresentada por Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Alimentar Mundial da ONU. Balaban falou sobre a importância de se promover uma educação que valorize a pluralidade e a autonomia do ser humano.
Após a Conferência, o público assistiu a uma aula magna sobre o “Guia Alimentar para a População Brasileira”. O Guia é um documento publicado pelo Ministério da Saúde para a promoção da alimentação adequada e saudável. A aula foi apresentada pelo médico Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde entre 2014 e 2015, e um dos responsáveis pela elaboração do documento.
Houve também uma aula magna sobre o Relatório de Monitoramento Global de Educação 2016 “Educação para as pessoas e o planeta – Criar futuros sustentáveis para todos”, da Unesco. A apresentação foi feita pela oficial de projetos de Educação em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Unesco Brasil, Mariana Alcalay.
O público presenciou, então, uma apresentação dos quatro eixos do Seminário seguida de um debate a respeito de cada um e a relação entre eles, com o “World Café Experiências do Campo ao Prato”.
Oficinas – Ao longo do dia, a “Cozinha Show” ofereceu uma série de oficinas culinárias, na qual os participantes aprenderam a preparar pratos saudáveis e saborosos, priorizando os ingredientes naturais. Já o “Espaço Agito” ofereceu atividades culturais e físicas, incluindo uma aula prática comandada pelo preparador físico Alexandre Bró, do programa Além do Peso, da Rede Record. Simultaneamente, o “Espaço Lab” apresentava trocas de experiências sustentáveis entre educadores, incluindo uma oficina de captação de água da chuva, mediada por Edgar Ferreira Júnior, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tomás Galhardo.
O Seminário foi acompanhado pelo Projeto Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação (SME), que participou de uma Coletiva de Imprensa. A entrevista contou com a presença da chef Paola Carosella, do programa MasterChef, da Rede Bandeirantes, do agricultor familiar Rafael Grothe, da diretora assistente do Centro de Excelência contra a Fome Mariana Rocha e do estudante Wallace Henrique Santos, que contou sobre seu projeto de intercâmbio virtual de experiências com alimentação escolar entre vários países.
Exposições – Além dos debates e trocas de experiências, o Seminário foi um espaço no qual a CODAE, e os pequenos empreendedores e agricultores puderam mostrar seus produtos. Durante todo o evento, uma feira de livros sobre as temáticas do seminário e outra de alimentos produzidos pela agricultura familiar permaneceram em exposição. A CODAE também exibiu o seu trabalho, com uma mostra dos componentes de seus cardápios na Expo CODAE.
A alimentação ficou a cargo da “Comedoria Além do Prato”, espaço composto pela Rede União dos Sabores Solidários (Unisol), associação de pequenos empreendedores da economia solidária de São Paulo e arredores, pelo Centro Independente de Cultura Alternativa e Sociais (Cicas), que serviu pratos vegetarianos, e pela imigrante síria Muna Darweesh, que apresentou receitas típicas de seu país.
O Seminário se encerrou com uma aula magna sobre a comensalidade conduzida por Ideraldo Beltrame, sociólogo e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
EMEF Bernardo O’Higgins realiza atividades sobre o livro “O mundo no black power de Tayó”
Publicado em: 22/05/2024 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira publica 1ª edição do Jornal da Amélia
Publicado em: 22/05/2024 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Semana Municipal do Brincar: CEUs recebem programação especial com espetáculos e contação de histórias
Publicado em: 22/05/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação São Paulo, em cooperação com a Unesco, lança campanha para incentivar a presença dos estudantes nas escolas todos os dias
Publicado em: 20/05/2024 7h31 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Rosa e Carolina Agazzi visita Faculdade de Saúde Pública da USP para vivência de Educação Alimentar
Publicado em: 20/05/2024 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação