Notícias

Formação para gestores das unidades parceiras da Educação Infantil

Iniciativa visa apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil

Publicado em: 01/03/2019 18h24 | Atualizado em: 30/11/2020

formacao gestores Ed Infantil_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a Comunidade Educativa – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CE – CEDAC), promoverá processo formativo dos membros das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e gestores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros, com o objetivo de incidir na melhoria da qualidade da educação infantil na capital paulista.

O projeto abrange aproximadamente 2 mil CEIs e busca apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil. O contrato foi assinado em dezembro de 2018 e se estende por dois anos (2019 e 2020).

Participam da formação com a CE CEDAC a equipe técnica da Divisão da Educação Infantil (DIEI) da SME, membros das 13 DREs: supervisores e formadores das divisões pedagógicas (DIPEDs), Diretores e Coordenadores dos CEIs das unidades parceiras.

A formação com os gestores das unidades começa em março deste ano. Porém, desde dezembro de 2018 a equipe de coordenação da CE CEDAC está visitando cada DRE para compartilhar a proposta com os supervisores e gestores das unidades educacionais e tem liderado uma intensa programação de estudos e planejamento com as formadoras.

“Além do desafio do tamanho desse projeto em números, temos outro ainda maior, que é considerar toda a trajetória de formação que esses educadores já trilharam e trabalhar de forma articulada com a DIPED de modo que possamos realizar ações complementares e articuladas, com vistas a assegurar os mesmos direitos de aprendizagem a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil paulistana”, afirma a coordenadora do projeto na CE CEDAC, Gisele Goller.

A metodologia de formação pressupõe uma atuação sistêmica: diretores participam da formação e realizam reuniões de estudo e planejamento nas suas unidades, além de ações com as famílias. Os coordenadores pedagógicos têm formação específica, em momentos separados dos diretores, para atuarem como formadores dos professores que atuam diretamente com as crianças. Todas as ações são registradas visando à análise reflexiva da prática segundo o princípio da ação-reflexão-ação.

No total, são 3.856 profissionais de equipes gestoras e 23.860 professoras de 1.928 CEIs parceiros. “Procuramos, com esta ação equitativa, qualificar os fazeres docentes para que os bebês e crianças de nossa Rede tenham vivências qualificadas, independente de estarem matriculadas nas Unidades Diretas ou Parceiras”, comemora Cristiano Rogério de Alcântara, o Diretor da Divisão de Educação Infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte possui fundo azul claro com a imagem de uma menina negra com cabelos soltos. Ela está sorrindo, usa aparelho ortodôntico e veste uma camiseta amarela. No centro está escrito '2ª Feira de Ciências do Instituto Butantan' ao redor figuras que representam Ciências.

2ª Feira de Ciências do Instituto Butantan está com inscrições abertas 

Publicado em: 24/05/2022 1h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra vários homens de costas com capacete e usando uniforme cinza com a logomarca 'Cidade de São Paulo' e o texto em amarelo e laranja 'Manutenção Escolar'.
Fotografia de duas mulheres na frente de um grupo de crianças contando histórias infantis

Narrativas de Refúgio é tema de apresentação que ocorre em 10 CEUs da capital

Publicado em: 23/05/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudante está olhando pelo telescópio.

Estudantes da EMEF Paulo Duarte estão ‘De olho no Céu’

Publicado em: 20/05/2022 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Logotipo do Parlamento Jovem

Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022

Publicado em: 20/05/2022 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação

1 219 220 221 222 223 1.465