Notícias

Formação para gestores das unidades parceiras da Educação Infantil

Iniciativa visa apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil

Publicado em: 01/03/2019 18h24 | Atualizado em: 30/11/2020

formacao gestores Ed Infantil_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a Comunidade Educativa – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CE – CEDAC), promoverá processo formativo dos membros das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e gestores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros, com o objetivo de incidir na melhoria da qualidade da educação infantil na capital paulista.

O projeto abrange aproximadamente 2 mil CEIs e busca apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil. O contrato foi assinado em dezembro de 2018 e se estende por dois anos (2019 e 2020).

Participam da formação com a CE CEDAC a equipe técnica da Divisão da Educação Infantil (DIEI) da SME, membros das 13 DREs: supervisores e formadores das divisões pedagógicas (DIPEDs), Diretores e Coordenadores dos CEIs das unidades parceiras.

A formação com os gestores das unidades começa em março deste ano. Porém, desde dezembro de 2018 a equipe de coordenação da CE CEDAC está visitando cada DRE para compartilhar a proposta com os supervisores e gestores das unidades educacionais e tem liderado uma intensa programação de estudos e planejamento com as formadoras.

“Além do desafio do tamanho desse projeto em números, temos outro ainda maior, que é considerar toda a trajetória de formação que esses educadores já trilharam e trabalhar de forma articulada com a DIPED de modo que possamos realizar ações complementares e articuladas, com vistas a assegurar os mesmos direitos de aprendizagem a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil paulistana”, afirma a coordenadora do projeto na CE CEDAC, Gisele Goller.

A metodologia de formação pressupõe uma atuação sistêmica: diretores participam da formação e realizam reuniões de estudo e planejamento nas suas unidades, além de ações com as famílias. Os coordenadores pedagógicos têm formação específica, em momentos separados dos diretores, para atuarem como formadores dos professores que atuam diretamente com as crianças. Todas as ações são registradas visando à análise reflexiva da prática segundo o princípio da ação-reflexão-ação.

No total, são 3.856 profissionais de equipes gestoras e 23.860 professoras de 1.928 CEIs parceiros. “Procuramos, com esta ação equitativa, qualificar os fazeres docentes para que os bebês e crianças de nossa Rede tenham vivências qualificadas, independente de estarem matriculadas nas Unidades Diretas ou Parceiras”, comemora Cristiano Rogério de Alcântara, o Diretor da Divisão de Educação Infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada da Emef Maria Ap Magnanelli

Escola da rede municipal fecha rua em Guaianases para o “Dia do Brincar”

Publicado em: 30/05/2022 3h11 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem de uma cortina vermelha do palco com a silhueta de algumas pessoas dos ombros para cima.

SME promove Virada Cultural nos CEUs da capital neste fim de semana

Publicado em: 27/05/2022 7h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia fragmentada mostra os braços de uma pessoa e nas mãos segura terra com uma plantinha. Na parte de baixo há terra e o fundo é verde, como se fosse a mata. No canto superior esquerdo está escrito
Prêmio Paulo Freire 2022 recebe inscrições até 8 de julho

Prêmio Paulo Freire 2022 recebe inscrições até 8 de julho

Publicado em: 27/05/2022 3h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra estudantes jogando xadrez. O tabuleiro está em cima da mesa e eles estão sentados em volta, cada dupla com seu tabuleiro.

Aulas de xadrez engajam estudantes que vão confeccionar seus próprios tabuleiros

Publicado em: 27/05/2022 2h38 - em Secretaria Municipal de Educação

1 217 218 219 220 221 1.465