Notícias

SME realiza XXVI Final de Xadrez Individual

Evento começa nesta terça-feira (25) e deve contar com mais de 2 mil participantes no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus

Publicado em: 25/10/2022 11h04 | Atualizado em: 25/10/2022
Menina jogando xadrez. Ela olha concentrada para o tabuleiro.

A Secretaria Municipal de Educação promove a XXVI (26ª) Final de Xadrez Individual no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Os estudantes finalistas das etapas regionais das 13 diretorias regionais irão disputar de acordo com sua faixa etária. 

Os estudantes chegam por volta das 9h e as partidas devem começar às 10h, com previsão de término às 16h. A final por equipes aconteceu em julho e contou com cerca de 2 mil participantes, agora a expectativa é reunir o mesmo número.

Os participantes disputam em categorias de acordo com a faixa etária e no final do terceiro dia serão divulgados os resultados finais por escola em cada categoria. As escolas com as 5 melhores pontuações serão premiadas.

Além do torneio, uma série de outras atividades estarão disponíveis para os estudantes, confira: 

  • Bullet Chess: Uma partida rápida, com um tempo de 1 minuto para cada jogador fazer todas as jogadas. O formato será jogado em um mini torneio com 8 participantes e o vencedor receberá uma medalha;
  • Desafio da hora: A cada hora, os organizadores disponibilizam um tabuleiro com peças pré-determinadas onde o jogo termina com apenas um lance, conhecido como “mate em 1”. Os estudantes participantes escrevem em um papel o movimento que julgam correto, ao final de cada hora é sorteada uma resposta, estando correta, o estudante recebe uma medalha;
  • Desafio Virtual: Serão disponibilizados 6 computadores para os desafios “estudante versus máquina”. Todos os estudantes que conseguirem vencer o computador, receberão medalha ao final do dia.

O evento é organizado pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). Um dos responsáveis pela organização do evento, Marcos Renato Cezar destaca a importância do evento para os alunos. “É uma amarração do trabalho feito pelo professor dentro das escolas com o xadrez, os alunos se preparam desde março para finalmente demonstrarem tudo que estudaram e batalharam no ano todo”, aponta.

Xadrez na Rede

O xadrez é utilizado na Rede Municipal de Ensino desde 1994. Em 2016 ele passou a fazer parte do Programa Jogos de Tabuleiro. Em média, 20 mil estudantes participam dos festivais do programa em cada ano, sejam presenciais ou virtuais.

Cerca de 300 Unidades Educacionais possuem trabalho com o jogo de xadrez, envolvendo desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Centros de Educacionais Unificados.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com fundo amarelo, ao centro em um círculo a fotografia de duas meninas sorrindo. Vários balões de fala com os textos roxo onde se lê

Semana de estudo e leitura leva programação gratuita a toda cidade de São Paulo

Publicado em: 06/05/2026 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Publicado em: 06/05/2026 11h46 - em Programa Grêmio estudantil

Fachada Sme Site

Comunicado

Publicado em: 05/05/2026 8h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.673