Notícias
Vem aí: XIV Final Municipal de Xadrez por Equipes
Cerca de 2 mil estudantes participarão do evento que acontece nos próximos dias 3 e 4 de agosto no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus
Publicado em: 27/07/2022 10h00 | Atualizado em: 27/07/2022
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promove, nos dias 3 e 4 de agosto, a XIV Final Municipal de Xadrez por Equipes, no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus. O evento reunirá cerca de 2 mil estudantes, classificados em uma das 13 etapas regionais ocorridas no 1° semestre nas Diretorias Regionais de Educação.
Todos os classificados e classificadas jogarão dentro de suas categorias, dependendo da faixa etária, em um dos dias. Ao final do 2° dia de disputa, será divulgada a classificação final por escolas, com as pontuações acumuladas em cada categoria.
As partidas iniciam às 10h e tem a previsão de término para às 16h30. Serão premiadas as cinco escolas com maior pontuação. Além do torneio em si, serão oferecidas diversas atividades pedagógicas entre as rodadas. Veja, abaixo:
Desafio da Hora
De hora em hora será disponibilizado um mural de xadrez com uma posição de tabuleiro que termina com um lance, conhecido como “mate em 1”. Os estudantes participantes escreverão em uma papeleta a resposta que julgam ser a correta. Ao final de cada hora, sorteia-se uma resposta que, estando correta, rende ao estudante uma medalha. Estando errada, sorteiam-se outras até que uma acerte a resposta.
Desafio Virtual
Serão disponibilizados quatro computadores para os desafios “estudante versus máquina”. Todos os estudantes que conseguirem vencer o computador receberão medalha ao final do dia.
Bullet Chess
Torneios rápidos de xadrez, com 1 minuto de relógio para cada jogador (para a partida toda). O mini torneio será disputado por 8 estudantes, sendo que o campeão de cada Bullet Chess receberá uma medalha ao final do dia.
Jogo da Virada ODS
Oferecido pelo Centro de Esportes da Mente, os estudantes conhecerão um jogo de tabuleiro que trabalhe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira lúdica.
Jogos para cegos
Os estudantes poderão jogar xadrez, jogo da onça e damas adaptados para pessoas cegas. Utilizando vendas nos olhos, terão a percepção do quão complexo é a atividade sem a utilização da visão.
Xadrez na Rede
O xadrez é utilizado na Rede Municipal de Ensino desde 1994. Em 2016 ele passou a fazer parte do Programa Jogos de Tabuleiro. Em média, 20 mil estudantes participam dos festivais do programa em cada ano, sejam presenciais ou virtuais.
Cerca de 300 Unidades Educacionais possuem trabalho com o jogo de xadrez, envolvendo desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Centros de Educacionais Unificados.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga lista final de habilitados para credenciamento de formadores
Secretaria Municipal de Educação
4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reunirá mais de 3 mil participantes nesta terça-feira
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP aumenta valor de kit, inclui mochila e disponibiliza créditos para material escolar e uniforme dois meses antes do ano letivo 24
Secretaria Municipal de Educação
Estande da SME na Expo Favela apresenta políticas públicas da Educação
Secretaria Municipal de Educação
SME lança plataforma com dados sobre ações realizadas durante a pandemia
Secretaria Municipal de Educação
II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo ocorre nesta sexta-feira (1)
Relacionadas

SME divulga lista final de habilitados para credenciamento de formadores
Publicado em: 05/12/2023 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reunirá mais de 3 mil participantes nesta terça-feira
Publicado em: 05/12/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP aumenta valor de kit, inclui mochila e disponibiliza créditos para material escolar e uniforme dois meses antes do ano letivo 24
Publicado em: 04/12/2023 1h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Estande da SME na Expo Favela apresenta políticas públicas da Educação
Publicado em: 01/12/2023 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

SME lança plataforma com dados sobre ações realizadas durante a pandemia
Publicado em: 01/12/2023 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação