Notícias

Vem aí: XIV Final Municipal de Xadrez por Equipes

Cerca de 2 mil estudantes participarão do evento que acontece nos próximos dias 3 e 4 de agosto no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus

Publicado em: 27/07/2022 10h00 | Atualizado em: 27/07/2022
Fotografia em primeiro plano de dois estudantes jogando xadrez, ao fundo mais participantes também jogam com seus pares.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promove, nos dias 3 e 4 de agosto, a XIV Final Municipal de Xadrez por Equipes, no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus. O evento reunirá cerca de 2 mil estudantes, classificados em uma das 13 etapas regionais ocorridas no 1° semestre nas Diretorias Regionais de Educação.

Todos os classificados e classificadas jogarão dentro de suas categorias, dependendo da faixa etária, em um dos dias. Ao final do 2° dia de disputa, será divulgada a classificação final por escolas, com as pontuações acumuladas em cada categoria.

As partidas iniciam às 10h e tem a previsão de término para às 16h30. Serão premiadas as cinco escolas com maior pontuação. Além do torneio em si, serão oferecidas diversas atividades pedagógicas entre as rodadas. Veja, abaixo:

Desafio da Hora

De hora em hora será disponibilizado um mural de xadrez com uma posição de tabuleiro que termina com um lance, conhecido como “mate em 1”. Os estudantes participantes escreverão em uma papeleta a resposta que julgam ser a correta. Ao final de cada hora, sorteia-se uma resposta que, estando correta, rende ao estudante uma medalha. Estando errada, sorteiam-se outras até que uma acerte a resposta.

Desafio Virtual

Serão disponibilizados quatro computadores para os desafios “estudante versus máquina”. Todos os estudantes que conseguirem vencer o computador receberão medalha ao final do dia.

Bullet Chess

Torneios rápidos de xadrez, com 1 minuto de relógio para cada jogador (para a partida toda). O mini torneio será disputado por 8 estudantes, sendo que o campeão de cada Bullet Chess receberá uma medalha ao final do dia.

Jogo da Virada ODS

Oferecido pelo Centro de Esportes da Mente, os estudantes conhecerão um jogo de tabuleiro que trabalhe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira lúdica.

Jogos para cegos

Os estudantes poderão jogar xadrez, jogo da onça e damas adaptados para pessoas cegas. Utilizando vendas nos olhos, terão a percepção do quão complexo é a atividade sem a utilização da visão.

Xadrez na Rede

O xadrez é utilizado na Rede Municipal de Ensino desde 1994. Em 2016 ele passou a fazer parte do Programa Jogos de Tabuleiro. Em média, 20 mil estudantes participam dos festivais do programa em cada ano, sejam presenciais ou virtuais.

Cerca de 300 Unidades Educacionais possuem trabalho com o jogo de xadrez, envolvendo desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Centros de Educacionais Unificados.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas

Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas

Publicado em: 06/02/2026 4h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Dia Da Família No Cei Roberto Arantes Lanhoso Foi Marcado Por Oficinas, Brincadeiras Tradicionais E Muito Mais

Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal realizam primeiro Dia da Família de 2026

Publicado em: 06/02/2026 4h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto da fachada da Secretaria Municipal de Educação.

SME abre vaga de STE para o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE)

Publicado em: 06/02/2026 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (25)

Estudante de 89 anos de EJA transforma a sala de aula em espaço de superação

Publicado em: 05/02/2026 10h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas

Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas

Publicado em: 04/02/2026 3h57 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.623