Notícias

Vem aí: XIV Final Municipal de Xadrez por Equipes

Cerca de 2 mil estudantes participarão do evento que acontece nos próximos dias 3 e 4 de agosto no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus

Publicado em: 27/07/2022 10h00 | Atualizado em: 27/07/2022
Fotografia em primeiro plano de dois estudantes jogando xadrez, ao fundo mais participantes também jogam com seus pares.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promove, nos dias 3 e 4 de agosto, a XIV Final Municipal de Xadrez por Equipes, no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus. O evento reunirá cerca de 2 mil estudantes, classificados em uma das 13 etapas regionais ocorridas no 1° semestre nas Diretorias Regionais de Educação.

Todos os classificados e classificadas jogarão dentro de suas categorias, dependendo da faixa etária, em um dos dias. Ao final do 2° dia de disputa, será divulgada a classificação final por escolas, com as pontuações acumuladas em cada categoria.

As partidas iniciam às 10h e tem a previsão de término para às 16h30. Serão premiadas as cinco escolas com maior pontuação. Além do torneio em si, serão oferecidas diversas atividades pedagógicas entre as rodadas. Veja, abaixo:

Desafio da Hora

De hora em hora será disponibilizado um mural de xadrez com uma posição de tabuleiro que termina com um lance, conhecido como “mate em 1”. Os estudantes participantes escreverão em uma papeleta a resposta que julgam ser a correta. Ao final de cada hora, sorteia-se uma resposta que, estando correta, rende ao estudante uma medalha. Estando errada, sorteiam-se outras até que uma acerte a resposta.

Desafio Virtual

Serão disponibilizados quatro computadores para os desafios “estudante versus máquina”. Todos os estudantes que conseguirem vencer o computador receberão medalha ao final do dia.

Bullet Chess

Torneios rápidos de xadrez, com 1 minuto de relógio para cada jogador (para a partida toda). O mini torneio será disputado por 8 estudantes, sendo que o campeão de cada Bullet Chess receberá uma medalha ao final do dia.

Jogo da Virada ODS

Oferecido pelo Centro de Esportes da Mente, os estudantes conhecerão um jogo de tabuleiro que trabalhe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira lúdica.

Jogos para cegos

Os estudantes poderão jogar xadrez, jogo da onça e damas adaptados para pessoas cegas. Utilizando vendas nos olhos, terão a percepção do quão complexo é a atividade sem a utilização da visão.

Xadrez na Rede

O xadrez é utilizado na Rede Municipal de Ensino desde 1994. Em 2016 ele passou a fazer parte do Programa Jogos de Tabuleiro. Em média, 20 mil estudantes participam dos festivais do programa em cada ano, sejam presenciais ou virtuais.

Cerca de 300 Unidades Educacionais possuem trabalho com o jogo de xadrez, envolvendo desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Centros de Educacionais Unificados.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
1 2 3 1.284