Notícias

Estão disponíveis vagas remanescentes para o Educavest, cursinho pré-vestibulinho gratuito oferecido nos CEUs

Inscrições podem ser feitas presencialmente nos CEUs com oferta de vagas

Publicado em: 07/05/2025 11h47 | Atualizado em: 07/05/2025
Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.

O cursinho pré-vestibulinho da Rede Municipal de Educação de São Paulo já começou e alguns polos estão com vagas remanescentes. Nesta etapa, além dos estudantes do 9º ano das escolas municipais, os alunos que estão no 8º ano e desejam enriquecer suas aprendizagens, também podem participar. 

As inscrições podem ser feitas diretamente no polo de interesse com vaga remanescente. Entre os que ainda possuem mais vagas disponíveis estão os CEUs Heliópolis, Azul da Cor do Mar, Parque Novo Mundo, Tremembé e Alvarenga. Também há polos que irão iniciar suas turmas, em data a ser definida, como os CEUs Inácio Monteiro, Água Azul, Barro Branco, Perus e São Mateus. 

Os interessados em se inscrever em outros polos podem entrar em contato direto com a unidade para verificar a disponibilidade de vagas. Caso não haja, o candidato pode deixar o nome na lista de espera. Ainda dá tempo para se matricular.  Confira aqui a lista de polos e endereços. 

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição, é necessário comparecer no Polo de Formação do CEU de interesse com documento de identidade do estudante e do responsável. Caso não haja vagas para matrícula imediata, é possível se inscrever em lista de espera. 

Como é a grade de aulas?

A grade é composta por 15 horas-aula, sendo: 3 aulas de Língua Portuguesa, 3 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Natureza e 6 de Matemática. Cada hora-aula tem duração de 45 minutos, além de visitas a instituições com Ensino Médio Integrado ao Técnico. No último ano, 57 estudantes que participaram do EducaVest foram aprovados nas Etecs, sendo que 7 estudantes ficaram em primeiro lugar na classificação. 

Sobre o cursinho

O cursinho pré-vestibulinho gratuito da Rede Municipal foi criado para apoiar os estudantes dos 9ºs anos e da última etapa da EJA a se prepararem para processos seletivos de instituições de ensino técnico, como as ETECs.  Com as vagas remanescentes, ele também é oferecido para os estudantes do 8ºs anos do Ensino Fundamental. 

A iniciativa surgiu em 2024 a partir de uma demanda dos estudantes no 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis. Inicialmente com 13 polos, o projeto foi ampliado para 32 CEUs em diferentes regiões da cidade, ampliando as condições de acesso à formação técnica para estudantes da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com fundo amarelo, ao centro em um círculo a fotografia de duas meninas sorrindo. Vários balões de fala com os textos roxo onde se lê

Semana de estudo e leitura leva programação gratuita a toda cidade de São Paulo

Publicado em: 06/05/2026 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.674