Notícias

Beco do Batman e hip hop inspiram atividade da EMEF Jardim Mitsutani

Ação envolveu disciplinas de arte, história e língua portuguesa e contou com análise de grafites e letras de rap

Publicado em: 01/04/2022 14h32 | Atualizado em: 01/04/2022
Estudantes No Beco Do Batman (1)

Estudantes dos 7º e 8º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Mitsutani – Jornalista Paulo Patarra, no Jardim Catanduva, zona sul da capital, são estimulados a escrever e ler a partir de estudos sobre a cultura hip hop. Nesta quarta (30) e quinta-feira (31), eles visitaram o Beco do Batman, na Vila Madalena, como parte das atividades do projeto “Das ruas para a escola: as linguagens do hip-hop como didáticas de letramento”.

Os estudantes fizeram o percurso geral nas vielas do Beco do Batman, passaram pela Escadaria do Patápio e por outros grafites da região, incluindo o do artista Kobra, na rua Medeiros de Albuquerque. Durante todo o trajeto, os professores sugeriam que os estudantes observassem os diferentes estilos, tratamentos estéticos e temas das imagens, além das características das imagens mais realistas e as mais abstratas.

Estudantes caminham em ruas com os muros grafitados Beco do Batman 2

O professor Fábio Barreto conta que também foi possível falar de urbanização mostrando a semelhança das ruas estreitas e casas do beco com as dos bairros periféricos conhecidos pelos estudantes. Ele contextualizou com a história do desenvolvimento da cidade de São Paulo a partir dos anos 20, que anteriormente tinha a Vila Madalena como um bairro de proletários e hoje é considerado de classe média e alta. 

Ação multidisciplinar

Desenvolvido pelos professores de arte, história e de língua portuguesa, o projeto tem a intenção de ampliar as competências leitora e escritora dos estudantes por meio do estudo dos elementos e da cultura do hip hop. As aulas iniciaram destacando a linguagem do graffiti, linguagem que surgiu na década de 70 como movimento de contracultura nos Estados Unidos e que desde os anos 80 é bastante difundida em todas as regiões da cidade de São Paulo. 

Nas aulas de língua portuguesa o assunto é tratado por meio do estudo da expressão poética das letras de rap, entrevistas com personalidades que vão até a escola, reportagens e escrita de cartas de opinião. O professor Fábio Barreto conta que uma das cartas escritas pelos estudantes foi enviada para a Revista Qualé e que deve ser publicada nas próximas edições.

Na área de artes foi estudado o graffiti, suas linguagens verbais e não verbais e o Centenário do Modernismo Brasileiro foram evidenciados. Em história, foram estudadas as formas de representações da arte, as pontes com o renascimento cultural e a história do graffiti. 

Para os professores envolvidos no projeto, é importante trabalhar o tema pois, se a Semana de 22 é um marco da produção de novas concepções estéticas e temáticas, o Rap e o Graffiti, assim como a literatura negra e a literatura periférica, ainda são historicamente diminuídas como expressão artística.

Além da visita ao Beco do Batman, os estudantes foram levados para observar graffitis nas no entorno da EMEF. Também está prevista a atividade em campo no Graffiti Contra Enchente, em Taboão da Serra-SP, próximo à divisa com a Capital paulista, que fica a 500 metros da escola.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra pessoas adultas dentro de uma piscina durante aula de hidroginástica no CEU Heliópolis.

SME abre chamamento público para parcerias em atividades de cultura e esporte nos novos CEUs

Publicado em: 28/04/2025 11h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Foto de um estudante negro, com uma mochila vermelha em suas costas.
Crianças pequenas ao redor de uma mesa com livros sobre elas.

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias 

Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 1.512