Notícias

Educação Além do Prato premia integrantes da Rede Municipal de Ensino

Educadores e merendeiras que desenvolveram os dois melhores pratos, um quente e um frio, foram premiados com viagem para África.

Publicado em: 04/07/2016 12h54 | Atualizado em: 30/11/2020
premiacao_alem_prato_740_x_430.jpg
Foto: Heloisa Ballarini/SECOM

Os seis vencedores do concurso “Educação Além do Prato” foram anunciados em cerimônia realizada nesta sexta-feira (12) no Auditório Elis Regina, zona norte da cidade. Criado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Centro de Excelência Contra a Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), o concurso foi voltado a merendeiras e educadores e teve como objetivo incentivar a comunidade escolar a discutir hábitos alimentares e saúde. Os educadores e os merendeiros que desenvolveram os dois melhores pratos da cidade, um quente e um frio, foram premiados com uma viagem para a África.

“Este prêmio é uma homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras, que todos os dias estão nas escolas para fazer a alimentação dos estudantes. De fato nós estamos hoje celebrando as melhores receitas deste ano, mas nós queremos com isso homenagear todas as merendeiras, todos os profissionais da educação que se envolvem na alimentação das nossas crianças e jovens, que encontram em suas escolas um prato feito com carinho, um prato feito com amor, que traz tantos benefícios à população”, afirmou o Prefeito.

A primeira fase do projeto teve mais de 260 propostas selecionadas. Os segundos lugares viajarão para um estado brasileiro, ainda a ser definido. Os terceiros lugares ganharão um jantar em um restaurante renomado.

“Nós estamos muito orgulhosos do movimento que se estabeleceu na rede pública de São Paulo, com a participação de tantas escolas. Em Educação, todos nós sabemos que além do produto e do resultado vale muito o processo. Essa é a concepção deste prêmio”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, que também falou sobre o empenho da SME para proporcionar uma alimentação escolar cada vez mais saudável.

As escolas que se destacaram também foram premiadas com workshops, viagens de intercâmbio e projetos de renovação do ambiente escolar. Além disso, as seis escolas que apresentaram as melhores propostas ganharam recursos financeiros e o apoio de escritórios de design e arquitetura para melhorar os seus espaços relacionados à alimentação ou à saúde, como refeitórios, cozinhas e hortas.

“Na experiência que eu tive eu pude verificar o envolvimento das merendeiras, o envolvimento das equipes na preparação dos pratos. Nós experimentamos pratos preparados como se tivéssemos em ótimos restaurantes, eu não tenho dúvida disso. O esmero na apresentação dos pratos, o sabor dos pratos, não foi fácil fazer a escolha”, afirmou a primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, que foi uma das juradas da segunda etapa do concurso.

A ideia foi buscar receitas baseadas na cultura alimentar local, por meio de pesquisa dos ingredientes e testes dos pratos na própria cozinha da unidade. Além da qualidade da receita, também valeram pontos a mobilização da comunidade escolar no projeto.

As receitas, que tinham de conter frutas, legumes ou verduras como ingredientes principais e restrição a açúcar, sal e processados, foram preparadas no laboratório de nutrição do Senac Aclimação pelos merendeiros das escolas, que apresentaram diretamente aos especialistas.

Vencedores:
Categoria Pratos Quentes
1º EMEI Professora Dirce Zillesg Borges dos Santos – DRE Capela do Socorro
2º CEI Municipal Missionária Dorothy Stang – DRE Itaquera
3º EMEF Francisco Rebolo – DRE Campo Limpo

Categoria Pratos Frios
1º CEI Conveniada Penha Bom Jesus – DRE Penha
2º EMEF CEU Alto Alegre – DRE São Mateus
3º CEI Municipal João Bento de Carvalho – DRE Itaquera

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673