Notícias

Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência 

Bate-papo marca o terceiro episódio do PodConversar da Imprensa Jovem no projeto “Adolescências em pauta” 

Publicado em: 25/09/2025 9h00 | Atualizado em: 29/09/2025

 

Imagens de estudantes entrevistando convidados no estúdio do podcast chamado "Podconversar".

Na próxima terça-feira (30) os estudantes da Imprensa Jovem recebem a psicóloga Dra. Jane Lopes em mais um episódio do PodConversar “Adolescências em pauta” para um bate-papo sobre prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência com transmissão ao vivo pelo Youtube a partir das 12h.  

A Dra. Jane Lopes é formadora nacional da metodologia #TamoJunto 3ª Edição, proposto pelo Projeto CRIA da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). É Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Participou da implantação e adaptação do programa Unplugged (#Tamojunto) à realidade brasileira. Atua nas áreas de Psicologia Clínica e Escolar, e na formação de profissionais de educação e saúde com ênfase na promoção de saúde mental e prevenção dos problemas relacionados ao uso de álcool e drogas por adolescentes. 

Realizou pesquisas  de avaliação de programas recomendados pela OMS e UNODC para a prevenção de violência e problemas relacionados ao uso de álcool e drogas. No episódio ela traz todo o seu conhecimento e experiência para tirar as dúvidas e dialogar com os jovens repórteres da Imprensa Jovem.  

O objetivo é empoderar o estudante da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, abordando a temática do cuidado e autocuidado em saúde, bem-estar, fortalecendo o seu protagonismo através do diálogo sobre temas essenciais para essa etapa da vida, principalmente entre seus pares.  

Podconversar  

O PodConversar é uma produção do Imprensa Jovem em parceria com o projeto “Sou Adolescente, e Agora?”, iniciativa do NISE/COCEU e DIGP/COCEU. O objetivo é fortalecer o protagonismo dos estudantes da Rede Municipal em diálogos com especialistas sobre saúde, bem-estar, cidadania e autocuidado. 

Os episódios serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e disponibilizados em formato de clipes curtos no TikTok e Instagram. Assim, o conteúdo circula de forma leve e atrativa, alcançando tanto estudantes quanto professores, famílias e comunidade escolar.  Os programas serão conduzidos por estudantes do Programa Imprensa Jovem de diferentes unidades da Rede Municipal.   

Entre os temas que serão abordados na primeira temporada está 

Episódio – Uma conversa sobre saúde da população negra – Dra. Kennya Macedo 

Leia mais notícias sobre a educação municipal. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de familiar de criança recebendo Cestas Básicas
Imagem com fundo roxo onde se lê

Prêmio Educador em Destaque 2024 acontece nesta sexta-feira (29)

Publicado em: 26/11/2024 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Um mão em um tabuleiro de madeira com reservatórios de sementes

VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes

Publicado em: 22/11/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Pessoas estão sentadas lado a lado em cinco fileiras de mesas que estão uma atrás da outra. Em cima das mesas, há notebooks, um pra cada pessoa sentada. Atrás, pode-se ver dois logotipos da Secretaria Municipal de Eduação de São Paulo e, entre eles, uma projeção.

Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação

Publicado em: 22/11/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Iv Expo Consciência Negra

IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista

Publicado em: 22/11/2024 10h19 - em Secretaria Municipal de Educação

1 192 193 194 195 196 1.672