Notícias
Mais de 3 mil estudantes de escolas municipais transformam o Museu de Zoologia da USP em uma extensão da sala de aula
Visitas pedagógicas têm o objetivo de incentivar o interesse dos estudantes por assuntos como biodiversidade e sustentabilidade, além de promover vivências que enriquecem seus processos formativos
Publicado em: 03/04/2025 17h26 | Atualizado em: 03/04/2025
Crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da capital estão participando de visitas pedagógicas no Museu de Zoologia da USP, na zona Sul da cidade, que possui um dos maiores acervos zoológicos da América latina, inclusive de animais expostos já extintos. A ação, prevista para acontecer até maio, deverá contemplar cerca de 3 mil estudantes.
A iniciativa faz parte das aprendizagens oferecidas nas turmas do Programa São Paulo Integral (SPI), da Secretaria Municipal de Educação, e visa contribuir com a ampliação das experiências oferecidas aos participantes. Os professores articulam seus planejamentos para que a experiência contemple ações antes e depois da visita pedagógica e esteja integrada ao Currículo da Cidade.
Ao conhecer a exposição “Biodiversidade: Conhecer para preservar”, as crianças têm a possibilidade de aprender sobre biodiversidade, patrimônio, sustentabilidade, entre outros. Dessa forma, o Museu se transforma em uma extensão da sala de aula e desperta ainda mais o interesse dos pequenos para esses assuntos.
Ao término da visita ao Museu de Zoologia, havendo condição climática favorável, os estudantes e professores fazem um lanche na área externa do jardim do Museu do Ipiranga, que possui uma entrada a 100 metros do local.
As visitas acontecem durante a semana, de terça a sexta-feira, sendo uma turma no período da manhã e outra da tarde. A realização é do Núcleo de Educação Integral da SME em conjunto com o educativo do Museu de Zoologia da USP.
São Paulo Integral
O Programa São Paulo Integral tem por objetivo promover a vivência de situações que enriqueçam o processo formativo das crianças e jovens, expandindo seus tempos de permanência na Unidade Educacional, em práticas pedagógicas nos territórios educativos e nas comunidades de aprendizagem. O programa abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas
Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera