Notícias

Mais de 3 mil estudantes de escolas municipais transformam o Museu de Zoologia da USP em uma extensão da sala de aula

Visitas pedagógicas têm o objetivo de incentivar o interesse dos estudantes por assuntos como biodiversidade e sustentabilidade, além de promover vivências que enriquecem seus processos formativos

Publicado em: 03/04/2025 17h26 | Atualizado em: 03/04/2025
Fotografia mostra grupo de crianças em visita ao Museu de Zoologia da USP. Ao fundo, um urso marrom e uma ave empalhados, um monitor que conversa com o grupo, e na parede a placa onde se lê "Biodiversidade conhecer para preservar".

Crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da capital estão participando de visitas pedagógicas no Museu de Zoologia da USP, na zona Sul da cidade, que possui um dos maiores acervos zoológicos da América latina, inclusive de animais expostos já extintos. A ação, prevista para acontecer até maio, deverá contemplar cerca de 3 mil estudantes.  

A iniciativa faz parte das aprendizagens oferecidas nas turmas do Programa São Paulo Integral (SPI), da Secretaria Municipal de Educação, e visa contribuir com a ampliação das experiências oferecidas aos participantes. Os professores articulam seus planejamentos para que a experiência contemple ações antes e depois da visita pedagógica e esteja integrada ao Currículo da Cidade.

Ao conhecer a exposição “Biodiversidade: Conhecer para preservar”, as crianças têm a possibilidade de aprender sobre biodiversidade, patrimônio, sustentabilidade, entre outros. Dessa forma, o Museu se transforma em uma extensão da sala de aula e desperta ainda mais o interesse dos pequenos para esses assuntos.

Ao término da visita ao Museu de Zoologia, havendo condição climática favorável, os estudantes e professores fazem um lanche na área externa do jardim do Museu do Ipiranga, que possui uma entrada a 100 metros do local. 

As visitas acontecem durante a semana, de terça a sexta-feira, sendo uma turma no período da manhã e outra da tarde. A realização é do Núcleo de Educação Integral da SME em conjunto com o educativo do Museu de Zoologia da USP. 

São Paulo Integral

O Programa São Paulo Integral tem por objetivo promover a vivência de situações que enriqueçam o processo formativo das crianças e jovens, expandindo seus tempos de permanência na Unidade Educacional, em práticas pedagógicas nos territórios educativos e nas comunidades de aprendizagem. O programa abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (2)

Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade

Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Amigo Peito (1)

SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026 

Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 16 17 18 19 20 1.674