Notícias

Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista

Encontros reúnem 7 mil estudantes em 13 encontros no mês de agosto

Publicado em: 14/08/2025 17h05 | Atualizado em: 15/08/2025
Imagem de um teatro com uma pessoa no palco tocando violão

Os 628 Grêmios Estudantis das escolas municipais de São Paulo promovem 13 Encontros Regionais para dialogar sobre o protagonismo estudantil e a democracia neste mês de agosto. A estimativa é que mais de 7 mil estudantes participem ao longo da iniciativa.

Os 13 encontros reúnem as escolas de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da capital paulista. O objetivo é que o protagonismo estudantil, valorização da democracia e a participação cidadã sejam fortalecidos em  momentos repletos de diálogo e interação entre as crianças e jovens. 

Cada encontro deve reunir cerca de 500 participantes para uma troca de diálogos e experiências centradas em um tema. A escolha dialoga com as particularidades de cada território e foram escolhidas em conjunto, pelos estudantes, professores orientadores e representantes das diretorias regionais.

Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental incentivar ações que fortaleçam, estimulem o diálogo e promovam o compartilhamento de vivências. “Os grêmios estudantis desempenham um papel essencial na construção de uma escola mais justa, participativa, diversa, inclusiva e sustentável”, destacou.

Confira os encontros abaixo

  • 08/08 – DRE São Mateus: CEU São Rafael
  • 11/08 – DRE Guaianases: CEU Barro Branco 
  • 12/08 – DRE Ipiranga: CEU Meninos 
  • 13/08 – DRE Butantã: CEU Butantã
  • 14/08 – DRE Capela do Socorro: SESC Interlagos
  • 14 e 15/08 – DRE Campo Limpo: CEU Casa Blanca
  • 15/08 – DRE Penha: SESC Itaquera
  • 19/08 – DRE Jaçanã/Tremembé: CEU Jaçanã, CEU Parque Novo Mundo e CEU Tremembé
  • 19/08 – DRE Pirituba/Jaraguá: CEU Perus 
  • 20/08 – DRE São Miguel: CEU Parque São Carlos
  • 22/08 – DRE Itaquera: CEU Rei Pelé 
  • 22/08 – DRE Freguesia/Brasilândia: Instituto Mensagem de Paz  
  • 22/08 – DRE Santo Amaro: CEU Alvarenga

Grêmio Estudantil 

O Grêmio Estudantil é a entidade que representa todos os estudantes de uma escola e funciona de forma autônoma, conforme o Decreto Municipal nº 58.840/2019. Ele tem um papel essencial na vida escolar, atuando como ponte entre os estudantes, a direção da escola e os professores. 

Também é responsável por organizar atividades, eventos e projetos que valorizem a participação dos estudantes e fortaleçam a convivência respeitosa dentro da comunidade escolar.

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo conta com 628 Grêmios Estudantis, totalizando 100% das escolas de ensino fundamental, como EMEFs, EMEBs, CIEJAs e EMEFMs. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Kit Material E Uniforme
foto de uma estudante e uma guarda municipal, ambas se entreolham sorrindo
Três estudantes sentados em uma carteira escrevendo em cadernos.

Mais de 1 milhão de estudantes retornam para as aulas na Rede Municipal nesta quarta-feira (05)

Publicado em: 05/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Mais aprovados nos concursos de ATE e PEI são convocados

Publicado em: 04/02/2025 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos usando luvas transparentes segurando um papel envelhecido que está em uma pilha com outros papéis.

SME divulga Tabela de Temporalidade de Documentos para a Educação

Publicado em: 04/02/2025 3h29 - em Secretaria Municipal de Educação

1 178 179 180 181 182 1.673