Notícias

Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista

Encontros reúnem 7 mil estudantes em 13 encontros no mês de agosto

Publicado em: 14/08/2025 17h05 | Atualizado em: 15/08/2025
Imagem de um teatro com uma pessoa no palco tocando violão

Os 628 Grêmios Estudantis das escolas municipais de São Paulo promovem 13 Encontros Regionais para dialogar sobre o protagonismo estudantil e a democracia neste mês de agosto. A estimativa é que mais de 7 mil estudantes participem ao longo da iniciativa.

Os 13 encontros reúnem as escolas de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da capital paulista. O objetivo é que o protagonismo estudantil, valorização da democracia e a participação cidadã sejam fortalecidos em  momentos repletos de diálogo e interação entre as crianças e jovens. 

Cada encontro deve reunir cerca de 500 participantes para uma troca de diálogos e experiências centradas em um tema. A escolha dialoga com as particularidades de cada território e foram escolhidas em conjunto, pelos estudantes, professores orientadores e representantes das diretorias regionais.

Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental incentivar ações que fortaleçam, estimulem o diálogo e promovam o compartilhamento de vivências. “Os grêmios estudantis desempenham um papel essencial na construção de uma escola mais justa, participativa, diversa, inclusiva e sustentável”, destacou.

Confira os encontros abaixo

  • 08/08 – DRE São Mateus: CEU São Rafael
  • 11/08 – DRE Guaianases: CEU Barro Branco 
  • 12/08 – DRE Ipiranga: CEU Meninos 
  • 13/08 – DRE Butantã: CEU Butantã
  • 14/08 – DRE Capela do Socorro: SESC Interlagos
  • 14 e 15/08 – DRE Campo Limpo: CEU Casa Blanca
  • 15/08 – DRE Penha: SESC Itaquera
  • 19/08 – DRE Jaçanã/Tremembé: CEU Jaçanã, CEU Parque Novo Mundo e CEU Tremembé
  • 19/08 – DRE Pirituba/Jaraguá: CEU Perus 
  • 20/08 – DRE São Miguel: CEU Parque São Carlos
  • 22/08 – DRE Itaquera: CEU Rei Pelé 
  • 22/08 – DRE Freguesia/Brasilândia: Instituto Mensagem de Paz  
  • 22/08 – DRE Santo Amaro: CEU Alvarenga

Grêmio Estudantil 

O Grêmio Estudantil é a entidade que representa todos os estudantes de uma escola e funciona de forma autônoma, conforme o Decreto Municipal nº 58.840/2019. Ele tem um papel essencial na vida escolar, atuando como ponte entre os estudantes, a direção da escola e os professores. 

Também é responsável por organizar atividades, eventos e projetos que valorizem a participação dos estudantes e fortaleçam a convivência respeitosa dentro da comunidade escolar.

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo conta com 628 Grêmios Estudantis, totalizando 100% das escolas de ensino fundamental, como EMEFs, EMEBs, CIEJAs e EMEFMs. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto genérica de um calendário, chapéu, imagens de praia e óculos de sol

Professores da rede pública e privada terão desconto para reserva de hoteis em todo o país

Publicado em: 12/02/2025 3h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de nove pessoas, sendo 8 mulheres e 1 homem, posando para foto. Na frente deles, há uma bancada com eletrodomésticos.
Recreio nas Férias 2025.
Fotografia mostra crianças sentadas em torno de uma mesa retangular. Em uma das pontas da mesa, há uma mulher de camiseta rosa e cabelos presos, na outra ponta há um homem de cabelo curto e camiseta azul.

CEI Cantinho da Tia Isaura promove projeto de adaptação e palestra sobre aleitamento materno

Publicado em: 12/02/2025 9h15 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia do auditório do CEU Barro Branco - Enedina Alves

DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro

Publicado em: 10/02/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 176 177 178 179 180 1.673