Notícias
Experiências educomunicativas da rede municipal são apresentadas em seminário do MEC em Brasília
Iniciativa foi destaque em debate sobre Educação Integral e protagonismo estudantil
Publicado em: 25/05/2026 12h07 | Atualizado em: 25/05/2026
O Programa Imprensa Jovem, do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, foi apresentado em Brasília, dia 15 de maio, no seminário “Avaliação do Desenvolvimento Integral como Direito: sentidos, práticas e desafios”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Ashoka, em parceria com a Faculdade de Educação da USP (FEUSP), no âmbito do Projeto Escolas 2030.
O encontro integrou a programação do 2º Seminário da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (RENAPETI) 2026 e reuniu representantes de escolas, universidades, organizações da sociedade civil, secretarias de educação e gestores públicos de diferentes estados para debater práticas e desafios relacionados à avaliação da educação integral no país.
A participação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no seminário ocorreu a convite do MEC, em reconhecimento às experiências educomunicativas desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino (RME).
Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, participou da mesa “Avaliação da Educação Integral e o Protagonismo Estudantil”, apresentando ações do Programa Imprensa Jovem e iniciativas como rádio escola, cineclube e podcasts. A apresentação destacou o potencial da Educomunicação para fortalecer a autonomia, a expressão criativa, o trabalho colaborativo e o protagonismo dos estudantes, contribuindo para práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da Educação Integral.
Segundo Carlos Lima, os debates reforçaram a importância da articulação intersetorial, da formação continuada de professores e do incentivo a metodologias ativas que potencializam os territórios do saber. A participação do Programa Imprensa Jovem também evidenciou a Educomunicação como estratégia potente para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas à Educação Integral.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade
Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026
Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação
II Formação para Implementação da Atualização Curricular do Ensino Fundamental abre inscrições para oficinas por componente curricular
Publicado em: 12/05/2026 11h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade
Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada”
Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus