Notícias

Experiências educomunicativas da rede municipal são apresentadas em seminário do MEC em Brasília

Iniciativa foi destaque em debate sobre Educação Integral e protagonismo estudantil

Publicado em: 25/05/2026 12h07 | Atualizado em: 25/05/2026

Imprensa Jovem Educação Integral Mec O Programa Imprensa Jovem, do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, foi apresentado em Brasília, dia 15 de maio, no seminário “Avaliação do Desenvolvimento Integral como Direito: sentidos, práticas e desafios”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Ashoka, em parceria com a Faculdade de Educação da USP (FEUSP), no âmbito do Projeto Escolas 2030. 

O encontro integrou a programação do 2º Seminário da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (RENAPETI) 2026 e reuniu representantes de escolas, universidades, organizações da sociedade civil, secretarias de educação e gestores públicos de diferentes estados para debater práticas e desafios relacionados à avaliação da educação integral no país.

A participação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no seminário ocorreu a convite do MEC, em reconhecimento às experiências educomunicativas desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino (RME).

Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, participou da mesa “Avaliação da Educação Integral e o Protagonismo Estudantil”, apresentando ações do Programa Imprensa Jovem e iniciativas como rádio escola, cineclube e podcasts. A apresentação destacou o potencial da Educomunicação para fortalecer a autonomia, a expressão criativa, o trabalho colaborativo e o protagonismo dos estudantes, contribuindo para práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da Educação Integral.

Segundo Carlos Lima, os debates reforçaram a importância da articulação intersetorial, da formação continuada de professores e do incentivo a metodologias ativas que potencializam os territórios do saber. A participação do Programa Imprensa Jovem também evidenciou a Educomunicação como estratégia potente para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas à Educação Integral.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

1 17 18 19 20 21 1.674