Notícias
Educação Ambiental revoluciona arredores da EMEF Sebastião Francisco – O Negro
Iniciativa promoveu conscientização ambiental de estudantes e comunidade
Publicado em: 25/03/2019 16h36 | Atualizado em: 30/11/2020
foto @thatacanhete
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sebastião Francisco – O Negro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, zona leste de São Paulo, tinha um ponto de descarte inadequado de lixo e entulho em sua calçada. A fim de mudar essa realidade, a professora de Ciências, Janaína da Silva Coelho, encabeçou um projeto denominado “Vamos jogar limpo? O entorno escolar e o caminho para aprender juntos”.
A iniciativa propôs diversas atividades para promover a conscientização de estudantes e da comunidade com o objetivo de eliminar a prática do descarte incorreto de lixo. O primeiro passo desse projeto, que iniciou em 2017, foi reunir os cerca de 20 alunos do 6º ao 9º ano que integravam a turma de Educação Ambiental para caminhar pela calçada do quarteirão da escola e identificar os problemas. Após essa atividade diagnóstica, eles concluíram que os espaços deveriam ser limpos e fizeram reuniões para refletir e pensar em soluções.
O projeto criou novas ramificações e, paralelamente ao desenrolar das atividades com os alunos, outros professores se engajaram e foram cobrar ações do poder público. Eles tomaram conhecimento da Lei 14.492/07, que “estabelece a área escolar de segurança como espaço de prioridade especial do Poder Público Municipal” e reivindicaram algumas intervenções. Conseguiram a instalação de placas de proibição de jogar lixo na calçada da escola.
A ocasião também foi uma oportunidade de criar laços com a vizinhança, uma vez que somente as placas não seriam suficientes para conter o descarte inadequado. Novamente, Janaína e seus alunos saíram para além dos muros da escola e foram, de casa em casa, conversar com os vizinhos para conscientizá-los sobre os problemas causados pelo descarte incorreto de lixo.
No ano de 2018, a escola fez uma parceria com o programa Imagina C, projeto da socióloga paulista Nayana Brettas, e promoveu diversas intervenções na calçada, como pintura e plantio de mudas. A escola também reformou sua lixeira e faz a separação dos recicláveis para entregar aos catadores da região.
Neste ano de 2019, a professora Janaína pretende ampliar a parceria com a comunidade, uma vez que o projeto é permanente e a conversa com a vizinhança deve ser constante. A EMEF também pretende estabelecer parceria com o Centro de Educação Infantil (CEI) Indireta Maria Luiza Americano e está sendo planejada uma oficina de lambe-lambe para revitalizar os muros da escola. “O projeto resgatou o orgulho das crianças pela escola que elas estudam”, conta a professora.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas
Publicado em: 14/04/2025 5h29 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade
Publicado em: 14/04/2025 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas, até 26 de junho, as inscrições para o Prêmio Paulo Freire 2025
Publicado em: 14/04/2025 10h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores podem se inscrever para processo seletivo de ensino línguas nos CELPs localizados nos CEUs
Publicado em: 11/04/2025 5h02 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura o CEU Rei Pelé e EMEF Ruth de Souza, com estrutura sustentável que vai evitar enchentes e reutilizar água da chuva
Publicado em: 10/04/2025 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação