Notícias
Gabinete Integrado de Proteção Escolar fortalece a segurança e o bem-estar nas escolas da Rede Municipal
Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação promove ações de prevenção, articulação intersetorial e proteção integral da comunidade escolar
Publicado em: 13/06/2025 16h35 | Atualizado em: 16/06/2025
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo conta com uma importante iniciativa voltada à proteção de toda a comunidade escolar: o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE). Criado pelo Decreto nº 62.312, de 13 de abril de 2023, o GIPE é responsável por coordenar o Comitê de Proteção Escolar e desenvolver ações de promoção e prevenção que garantam ambientes escolares seguros, acolhedores e protegidos contra diferentes formas de violência.
O GIPE atua com base em um modelo de gestão integrada e intersetorial, promovendo parcerias com as forças de segurança pública, órgãos municipais e outras esferas de governo. Entre suas principais frentes estão: o fortalecimento do diálogo entre escolas e comunidades; a elaboração e implementação de protocolos de segurança; a integração de dados para prevenir e responder a ameaças; e a colaboração para ampliar a rede de proteção aos estudantes, profissionais da educação e todos da comunidade escolar.
As ações abrangem os diversos tipos de violência que podem afetar o ambiente escolar: violência contra a escola (como ataques violentos), na escola (como casos de bullying e conflitos internos) e da escola (situações em que a própria instituição precisa rever práticas para evitar violações de direitos). O Gabinete Integrado de Proteção Escolar também monitora e atua diante de idealizações extremistas direcionadas ao ambiente escolar, sem perder de vista o percurso da violência até sua concretização.
Comitê de Proteção Escolar
Parte integrante dessa estrutura, tem papel estratégico na proposição de medidas para garantir a segurança dos equipamentos públicos e, principalmente, a integridade física e emocional dos estudantes e profissionais da educação. Em casos mais graves, a atuação é articulada com os pontos focais das Diretorias Regionais de Educação (DREs), que fazem a interlocução direta com a SME e demais secretarias.
Entre as ações implementadas está o uso do sistema SmartSampa, com videomonitoramento por câmeras em unidades escolares, contribuindo para prevenir atos de vandalismo, furtos e outros riscos. A política de proteção escolar também conta com ações em torno do sujeito, com enfoque na mediação realizada pelo NAAPA e Comissão de Mediação de Conflitos (CMC), além de todos os programas desenvolvidos pela SME.
Outro eixo essencial da iniciativa é o investimento em formações voltadas à segurança e proteção escolar. Essas ações são desenvolvidas em parceria com outras secretarias, como Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Segurança Urbana e Inovação e Tecnologia, reforçando a importância de uma atuação integrada e humanizada.
Com o GIPE, a Rede Municipal de Ensino reafirma seu compromisso com a construção de uma cultura de paz, promovendo não apenas a segurança física, mas também o bem-estar emocional e o direito de aprender e ensinar em um ambiente seguro e respeitoso.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Étnico-Racial
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Secretaria Municipal de Educação
Curso Normal Nível Médio na Rede Municipal, antigo magistério, é uma das opções de caminho profissional no Ensino Médio
Relacionadas
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Publicado em: 14/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Publicado em: 14/11/2025 11h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Publicado em: 13/11/2025 6h07 - em Étnico-Racial
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Publicado em: 13/11/2025 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera