Notícias
Saúde e Educação fortalecem parcerias em prol da cultura de amamentação
Ações reforçam o compromisso da Prefeitura de SP com a promoção do aleitamento materno
Publicado em: 15/01/2025 14h17 | Atualizado em: 15/01/2025
A promoção do aleitamento materno é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo como um compromisso com o atendimento integral às crianças, pautada no Currículo da Cidade – Educação Infantil idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) numa perspectiva intersetorial, no Plano Municipal pela Primeira Infância.
Na SME o incentivo ao aleitamento materno está integrado às práticas pedagógicas, incluindo o educador como facilitador e apoiador da amamentação. Anualmente é promovida a campanha CEI Amigo do Peito, que incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Rede Municipal de Ensino e reconhece com um selo os CEIs que se empenham em ações para garantir o direito de bebês e crianças de receberem o melhor alimento para seu desenvolvimento, o leite materno. Em 2024, 1176 Unidades foram reconhecidas com o selo.
Neste ano a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da SME em parceria com a Divisão de Educação Infantil da Coordenadoria Pedagógica (COPED), pretendem fortalecer e valorizar a rede de apoio à amamentação com a Iniciativa “Embaixadores Amigos do Peito”. O objetivo é apoiar profissionais atuantes nas Unidades de Educação infantil da Rede Municipal para a temática de promoção ao aleitamento materno, de maneira a atuarem como agentes promotores da amamentação.
Este projeto prevê a criação de uma rede de apoio e comunicação para a sensibilização e capacitação contínua de educadores e nutricionistas, reconhecendo o papel destes atores no protagonismo da promoção do aleitamento materno. Também buscará fortalecer a parceria entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino.
Segundo Edjane Araújo, enfermeira e assessora técnica de Aleitamento materno infantil, da Coordenadoria Regional Leste da SMS, que contribuiu com seu depoimento para os vídeos voltados à formação dos educadores, “trata-se de um movimento que abrange esforços conjuntos da Saúde e da Educação, os profissionais de saúde das UBSs devem receber os educadores dos CEIs em suas unidades e, também, irem às unidades de ensino infantil”.
A nutricionista Kátia Iared, da SME/CODAE reforça que “já existem ações em conjunto entre o CEI e as UBSs para várias campanhas de saúde. Queremos fortalecer ainda mais essa parceria por meio de ações direcionadas para a promoção do aleitamento materno”.
As UBSs já contam com o Grupo de Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame). Com encontros semanais, os Gaames são um espaço para as mães e seus bebês, para as famílias e a rede de apoio, de forma a acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê e favorecer vínculos. Além disso, o grupo fomenta a troca de experiências e o desejo de amamentar entre as mulheres, contribuindo desta forma para aquisição de habilidades e o desenvolvimento de confiança.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
CEU Inácio Monteiro promove Painel de Empregos e Curso de Empreendedorismo em parceria com ETEC e SEBRAE
Publicado em: 25/04/2025 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!
Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga