Notícias

PDE reforça importância das avaliações externas nas unidades educacionais 

A partir deste ano, os dados de aprendizagem dos estudantes são usados para cálculo do valor 

Publicado em: 04/11/2025 17h01 | Atualizado em: 04/11/2025

Imagem com 2 alunas escrevendo em um caderno e a professora dando instruções ao lado das duas, ao fundo uma lousa de sala de aula.

As unidades educacionais da Rede Municipal de ensino passaram, nas últimas semanas, por duas avaliações importantes que acompanham a aprendizagem dos estudantes: a Prova São Paulo, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro e o SAEB, promovido pelo Governo Federal e aplicado entre os dias 28 de outubro a 03 de novembro.   

Essas avaliações, somadas ao SARESP, que será aplicado no dia 18 de novembro, são fundamentais para reunir dados sobre a aprendizagem dos estudantes e organizar o planejamento pedagógico das unidades educacionais e políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação (SME). 

Esses dados, a partir deste ano, são usados como critério para o pagamento do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) aos servidores da Educação.  

Essa novidade reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (SME) e dos professores em reduzir as desigualdades educacionais, potencializando que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades e focando ainda na alfabetização na idade certa e na garantia das aprendizagens.  

“A mudança leva em consideração a aprendizagem dos estudantes reforçando que é resultado de um compromisso coletivo que mobiliza educadores, gestores e toda a comunidade escolar”, afirma o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.  

Novidades no PDE  

Para 2025, a primeira parcela foi paga em agosto e contemplou cerca de 88 mil servidores, com investimento de R$206 milhões. A segunda parcela está prevista para ser paga em abril de 2026. 

Na segunda parcela do prêmio de 2025 haverá o adicional de até 900 reais para as escolas que mais avançarem nas aprendizagens, desde que o índice de estudantes que estejam com nível de aprendizado abaixo do básico também diminua.  

Confira mais notícias sobre o PDE:

Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio

Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE

Prefeitura foca na aprendizagem e paga prêmio 14% maior que ano passado

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de um estudante negro, com uma mochila vermelha em suas costas.
Crianças pequenas ao redor de uma mesa com livros sobre elas.

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias 

Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 161 162 163 164 165 1.673