Notícias

Planetário do CEU Parelheiros celebra 1º aniversário com sessão especial

Sessão comemorativa reúne munícipes para festejar um ano de funcionamento do equipamento público

Publicado em: 28/08/2025 17h28 | Atualizado em: 28/08/2025
Planetário do CEU Parelheiros completou 1 ano com mais de 20 mil visitantes

Há cerca de um ano o CEU Parelheiros é palco de verdadeiras viagens por planetas, constelações, estrelas, além dos mistérios do nosso planeta terra com o Planetário que foi inaugurado em agosto de 2024. E para celebrar o 1º aniversário, o Planetário contou com programação especial nesta quinta-feira (28) que reuniu toda a comunidade.  

A programação contou com atividades interativas, como a demonstração de equipamentos astronômicos e o lançamento de foguete, que despertaram o interesse de crianças, jovens e adultos. Em seguida, foi apresentado um balanço do primeiro ano de atividades, destacando as ações educativas e culturais promovidas pelo equipamento que já recebeu mais de 20 mil visitantes.  

O encerramento ficou por conta de uma sessão comemorativa especial. O evento reuniu moradores da região e visitantes de diferentes bairros da cidade para celebrar a consolidação do espaço como referência em divulgação científica na área de Astronomia e em ações de Educação Ambiental, reforçando seu papel como ambiente de aproximação da ciência com a comunidade. 

A celebração contou com a presença dos secretários municipais do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, e de Educação, Fernando Padula, que destacaram a importância do espaço como instrumento de educação, cultura e promoção da ciência. Ambos reforçaram o compromisso das pastas em ampliar iniciativas que aproximem a população do conhecimento e valorizem o equipamento como referência para a cidade de São Paulo. 

“É uma tecnologia educacional de ponta que chegou no território unindo educação, astronomia, tecnologia e ciência de maneira acessível, interativa e lúdica. O que amplia as possibilidades e oportunidades para nossas escolas, estudantes e toda a comunidade”, destacou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.    

Tecnologia de última geração   

O Planetário do CEU Parelheiros é o primeiro do mundo a adquirir o sistema de projetores astronômicos do modelo Asterion Premium VELVET LED VIII, da fabricante alemã Carl Zeiss. Um investimento de ponta, com tecnologia de alta precisão, transmite uma gradação realista das estrelas noturno.  

As imagens digitais da cúpula inteira apresentam cores acentuadas e fundo completamente escuro, que aumenta a sensação 3D. Outro diferencial é que com o sistema de projeções o planetário se torna também um espaço multidisciplinar possibilitando a apresentação de outros temas. 

Confira a programação mensal na íntegra clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças pequenas ao redor de uma mesa com livros sobre elas.

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias 

Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia da repórter Gessyca Rocha, do Bom Dia SP, da TV Globo, na cozinha do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, durante a aula prática de panificação.

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo

Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 161 162 163 164 165 1.673