Notícias
Após 4 anos, Prefeitura volta a aplicar a Prova São Paulo para mais de 200 mil alunos
Avaliação da Rede Municipal será realizada de 18 a 20 de outubro e permite acompanhar a evolução do ensino ano a ano
Publicado em: 16/11/2017 14h52 | Atualizado em: 30/11/2020
Depois de quatro anos, a Prova São Paulo volta a ser realizada na capital. A mais importante avaliação do sistema de ensino paulistano será aplicada entre os dias 18 a 20 de outubro para cerca de 230 mil alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal. Também no dia 18 estreia a Provinha São Paulo, com foco na alfabetização, voltada para alunos do 2º ano.
O objetivo da Prova São Paulo é acompanhar a evolução do ensino na rede municipal ano a ano, além de ser uma ferramenta fundamental para o planejamento e correção de rumos pedagógicos. Serão realizadas provas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, além de redação. As provas também têm tradução em Braile e Libras.
“O novo sistema de avaliações foi pensado para permitir o acompanhamento permanente das ações pedagógicas e aprimorar as políticas públicas educacionais mais amplas”, diz o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.
Provinha São Paulo – Para os cerca de 50 mil alunos do 2º ano, nos dias 18 e 19 de outubro, será aplicada a inédita Provinha São Paulo, que vai avaliar a alfabetização em Linguagem e Matemática. Serão aferidas a leitura e a escrita em 20 questões fechadas e 5 abertas. Com os resultados da prova será possível verificar a alfabetização no 2º ano e acertar caminhos pedagógicos para que as crianças da rede municipal estejam alfabetizadas até os sete anos.
Além das provas, serão aplicados questionários para pais e educadores a fim de contextualizar a escola em outros fatores, como sociais e econômicos.
Sistema de avaliações – Prova São Paulo e Provinha São Paulo fazem parte de um novo sistema de avaliações, que ainda inclui provas semestrais e simulados, como para o Enem (destinados a quem está no Ensino Médio), além de, claro, as avaliações rotineiras de cada escola. Este sistema foi planejado para permitir o acompanhamento permanente das ações pedagógicas, tanto possibilitando que cada escola faça mudanças durante o ano letivo quanto permitindo aprimorar as políticas públicas educacionais mais amplas, ano a ano.
Como será – A Prova São Paulo ocorrerá para as turmas do período matutino, às 8 horas. As turmas do período vespertino farão a prova às 14h30. No dia 18 a avaliação será de Língua Portuguesa e Produção de Textos. No segundo dia, 19, os estudantes responderão questões sobre Matemática. No último, 20, será abordado Ciências Naturais. Os alunos devem ir à escola normalmente, como em um dia de estudos regular.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Relacionadas
Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação
10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo
Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Rede Municipal de Ensino atende mais de 1 milhão com serviços desde alimentação até o transporte escolar
Publicado em: 28/04/2025 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre chamamento público para parcerias em atividades de cultura e esporte nos novos CEUs
Publicado em: 28/04/2025 11h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Inácio Monteiro promove Painel de Empregos e Curso de Empreendedorismo em parceria com ETEC e SEBRAE
Publicado em: 25/04/2025 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação