Notícias

Semana de estudo e leitura leva programação gratuita a toda cidade de São Paulo

Com o tema “Inovação, Literatura e o Livro”, evento acontece de 6 a 15 de maio, com atividades em CEUs, bibliotecas e espaços culturais da cidade 

Publicado em: 06/05/2026 17h06 | Atualizado em: 07/05/2026
Imagem com fundo amarelo, ao centro em um círculo a fotografia de duas meninas sorrindo. Vários balões de fala com os textos roxo onde se lê "15ª Semana de Estudo e Leitura 2026",

Entre os dias 6 e 15 de maio, São Paulo realiza a 15ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, iniciativa que integra o Calendário Oficial da cidade e tem como objetivo fortalecer o hábito da leitura e incentivar práticas de estudo entre públicos de todas as idades.

Com o tema “Inovação, Literatura e o Livro”, a programação reúne atividades gratuitas presenciais e on-line, distribuídas por diferentes regiões da capital, incluindo CEUs, bibliotecas e equipamentos culturais. A iniciativa contempla desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, ampliando o acesso ao livro e promovendo experiências formativas por meio de contação de histórias, saraus, oficinas, rodas de leitura, apresentações artísticas e ações educativas.

Realizada em parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e da Pessoa com Deficiência, a Semana do Estudo e Leitura reforça a hábito de ler como ferramenta essencial para o desenvolvimento crítico, criativo e social dos cidadãos. 

A abertura oficial acontece no dia 6 de maio, às 9h, no Theatro Municipal, reunindo estudantes e educadores. Já o encerramento será no dia 15 de maio, às 13h, na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade.

A programação completa pode ser acessada aqui e no Instagram Estudo e Leitura.

A Rede Municipal de Ensino fortalece o acesso à leitura e à produção literária com projetos como a Academia Estudantil de Letras, hoje política pública permanente, presente em diversas unidades. A iniciativa estimula autoria de estudantes e professores, com publicações anuais como “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor”. 

Desde 2021, a distribuição de livros cresceu, com milhões de exemplares entregues às escolas e investimento contínuo em acervos diversos, incluindo obras com temática étnico-racial. Programas como Minha Biblioteca, Leituraço! e a ampliação das salas de leitura garantem acesso, inclusão e formação crítica. As ações reforçam o protagonismo estudantil, a equidade e o desenvolvimento integral por meio da leitura. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de um estudante negro, com uma mochila vermelha em suas costas.
Crianças pequenas ao redor de uma mesa com livros sobre elas.

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias 

Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 160 161 162 163 164 1.672