Notícias

Olho na COP 30: Estudantes da Rede Municipal de São Paulo são homenageados por produções sobre sustentabilidade 

Foram homenageadas as unidades e estudantes que se destacaram na ação “Olho na COP 30” com produções sobre justiça ambiental e climática

Publicado em: 05/11/2025 16h14 | Atualizado em: 06/11/2025
Fotografia mostra várias pessoas em um palco sendo homenageadas na ação "Olho na Cop 30".

 Nessa quarta-feira (05) os estudantes da Rede Municipal de Ensino que se destacaram na ação “Olho na COP 30” foram homenageados em um evento que integrou a programação do Summit Agenda SP+Verde, realizado pelo Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a USP, encontro pré-COP 30 que reuniu lideranças nacionais e internacionais para discutir desenvolvimento sustentável e economia verde.  

Durante o evento, oito escolas da Rede Municipal foram homenageadas por suas produções no projeto “Olho na COP 30”, iniciativa que envolveu mais de 15 mil estudantes, 578 professores e 91 unidades educacionais. As produções foram divididas em três frentes criativas: slogans (2º ano), produções artísticas (5º ano) e propostas (9º ano), todas elaboradas de forma colaborativa e com protagonismo estudantil. 

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, acompanhou a homenagem e parabenizou o empenho de todas as escolas na ação que mostrou que sustentabilidade e educação caminham juntas na construção de uma geração que pensa globalmente e age localmente, com consciência e responsabilidade.  

“É uma grande alegria estar aqui hoje para celebrar o compromisso, a criatividade e o protagonismo dos nossos estudantes e educadores. O projeto nasceu com um propósito muito especial: incentivar nossas escolas a refletirem sobre a justiça climática e o futuro do planeta, mostrando que cada ação, por menor que pareça, pode gerar um impacto positivo”, declarou Padula.  

Durante a cerimônia, os estudantes entregaram uma carta aos secretários municipais e estaduais, expressando ideias, compromissos e demandas das comunidades escolares em defesa do meio ambiente e da justiça climática. 

Confira as unidades homenageadas:


Categoria Slogan – 2º anos 

EMEF Professor Ayrton Oliveira Sampaio: “CUIDE DO AR, VÁ DE BICICLETA”  

Representada pelas estudantes: Ester Moreira Martins da Silva e Geovanna Soares de Souza 

EMEF José do Patrocínio: “NOSSO MUNDO ESTÁ POLUÍDO VAMOS MUDAR ISSO” 

Representada pelos estudantes: Carolina Gomes da Silva e Samuel Pisani Bernardo 

EMEF Prof. Roberto Patrício: “CADA CANTINHO TEM QUE TER UM VERDINHO”  

Representada pelas estudantes: Gabrielly Martins Marques da Silva e Heloa Andrade da Silva 


Categoria Produção Artística – 5º anos 

EMEF DES. Arthur Whitaker: Representada pelos estudantes: Estela Freitas Alves e Vitor dos Santos  

EMEF Des. Sebastião Nogueira de Lima: Representada pelos estudantes: Thais Misheli Aro Ramos Luccas e Rafael De Jesus Das Neves Silva 

EMEF Humberto de Campos: Representada pelos estudantes: Julia Larissa Rodrigues Curaca e Arthur Alves Rubin 


Categoria Proposta – 9º anos 

  • EMEF Marli Ferraz Torres Bonfim:  

Saídas de Campo:  

Estudo sobre o conceito de Racismo Ambiental.  

Elaboração de Documentário: 

A gente olha um para o outro e começa a transformação por aqui, porque Justiça Ambiental também é Justiça Social”. 

Representada pelas estudantes: Eduarda Chiaguetti e Lorena Campos  

  • EMEF Pera Marmelo 

“Utilizando o Microbit, aprendemos a programar e montamos um termômetro e um sensor de luminosidade, capazes de registrar dados ambientais da escola.” 

“Fizemos uma visita pedagógica ao Laboratório de Climatologia da USP. Construímos um pluviômetro com garrafa PET para medir a quantidade de chuva na nossa região.” 

Representada pelos estudantes: Maria Eduarda de Medeiros e Arthur Gabriel Silva  

  • EMEF Des. Sebastião Nogueira de Lima 

Saída de campo – Mapeamento socioambiental participativo – Problemas socioambientais mais urgentes: acúmulo de lixo, o vazamento de esgoto e a ocupação de espaços por usuários de drogas.  

Proposta de iniciar um projeto de reflorestamento na própria escola – Agentes de transformação. 

Representada pelas estudantes: Thais Misheli Aro Ramos e Isabelle Natalia De Morais 


Confira mais registros do evento:

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de um estudante negro, com uma mochila vermelha em suas costas.
Crianças pequenas ao redor de uma mesa com livros sobre elas.

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias 

Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 160 161 162 163 164 1.672