Notícias
SME aplica Prova Semestral 100% digital a 190 mil estudantes do ensino fundamental
Avaliação faz parte do sistema que mensura os índices de aprendizagem na Rede Municipal
Publicado em: 24/08/2022 15h13 | Atualizado em: 24/08/2022
Depois da Prova SP, a Secretaria Municipal de Educação volta a aplicar uma nova avaliação diagnóstica, a Prova Semestral, no formato 100% online. A aplicação, feita pelas próprias escolas por meio dos tablets distribuídos aos estudantes e do Laboratório de Educação Digital (LED), foi iniciada no dia 8 de agosto e segue até a próxima sexta-feira (26).
Estão sendo avaliados cerca de 190 mil estudantes, matriculados nos 3º, 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os alunos dos 3º anos respondem questões de língua portuguesa, matemática e ciências naturais. Já os dos demais anos, além dessas provas, têm, ainda, a avaliação de ciências humanas.
Cada uma das disciplinas é abordada em um caderno com 26 questões. Embora diferentes, os cadernos têm dificuldade equivalente e podem ser comparados, graças à metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). Todas as avaliações e itens foram elaborados pela COPED/ NTA, departamento da própria SME. Há versões das provas em Libras para alunos surdos e audiodescrição para alunos com cegos.
A escola tem liberdade para aplicar as avaliações no dia que desejarem. Além dos tablets, os gestores e professores podem utilizar os computadores dos laboratórios de informática das escolas.
A Prova Semestral está sendo aplicada depois de seis meses da Prova SP e vai apontar os índices de proficiência em cada uma das disciplinas adquiridos pelos estudantes desde o início do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal. Com os resultados, será possível comparar o aprendizado por estudantes por turma, série, escola e Diretoria Regional.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo
Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME
Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas
Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem
Publicado em: 18/12/2015 2h37 - em Programas e Projetos
Alimentação na Mesma Mesa na EMEF Luiz Tenório de Brito
Publicado em: 18/12/2015 11h27 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo