Notícias

Alunos da EMEF Dr. José Kauffmann visitam o Museu dos Transportes Públicos de São Paulo

Atividade integra o Movimento Maio Amarelo

Publicado em: 08/06/2017 15h05 | Atualizado em: 30/11/2020
Alunos_EMEF_Dr_Jose_Kauffmann_Museu_Transportes_740_x_430.jpg

Matéria produzida pelo Prof. Rildo e Imprensa Jovem Voz do Kauffmann

Na terça, 30 de maio, foi dia de conhecer um pouco da história do transporte público da capital paulista. Os alunos de quatro salas dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. José Kauffmann, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, conheceram o Museu dos Transportes Públicos e as relíquias lá expostas.

As crianças foram acompanhadas pelas professoras das turmas em transporte público desde a Unidade Educacional até o destino. Lá no aparelho cultural encontraram a exposição “Maio Amarelo/Atenção no trânsito”.

O Museu dos Transportes Públicos guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil – no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 – até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.

Fundado por iniciativa do ex-funcionário da CMTC, Gaetano Ferolla, e enriquecido por doações de colecionadores e instituições, o museu foi inaugurado em 1985 e atualmente é mantido e administrado pela SPTrans. No museu, a romântica imagem da cidade de São Paulo do século XIX, com seus bondes abertos puxados por animais, continua preservada. No jardim que recebe visitantes, bancos e luminárias retratam a década de 20. Lá está instalado um bonde de areia, cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.

Impressões sobre a visita – Segundo a professora Celina Julie Pissó, o passeio é muito interessante, pois contempla uma parte da história da cidade, desconhecida pela maioria da nova geração. “É um lugar pequeno, mas com um grande potencial histórico retratado em seu acervo. Os alunos gostaram muito do que viram e ouviram. Foram muito participativos e receptivos às informações recebidas. São vivências educativas que devem ser aprimoradas buscando ressignificar a visão histórica, parte importante daquilo que somos hoje, das transformações a que tudo e todos estão sujeitos”, conta Celina.

A nossa escola tem agendadas outras excursões para este ano. Teremos a ida à Oca do Ibirapuera pelo Itaú Cultural, ao Circuito Caixa e ao Museu do Futebol.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em reunião. No projetor da parede e sobre a mesa, consta uma planilha com colunas coloridas

SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Anne Sullivan

Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo

Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Menina de óculos. Ao fundo, prateleira com livros.

Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo

Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 14 15 16 17 18 1.673