Notícias

Alunos da EMEF Dr. José Kauffmann visitam o Museu dos Transportes Públicos de São Paulo

Atividade integra o Movimento Maio Amarelo

Publicado em: 08/06/2017 15h05 | Atualizado em: 30/11/2020
Alunos_EMEF_Dr_Jose_Kauffmann_Museu_Transportes_740_x_430.jpg

Matéria produzida pelo Prof. Rildo e Imprensa Jovem Voz do Kauffmann

Na terça, 30 de maio, foi dia de conhecer um pouco da história do transporte público da capital paulista. Os alunos de quatro salas dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. José Kauffmann, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, conheceram o Museu dos Transportes Públicos e as relíquias lá expostas.

As crianças foram acompanhadas pelas professoras das turmas em transporte público desde a Unidade Educacional até o destino. Lá no aparelho cultural encontraram a exposição “Maio Amarelo/Atenção no trânsito”.

O Museu dos Transportes Públicos guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil – no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 – até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.

Fundado por iniciativa do ex-funcionário da CMTC, Gaetano Ferolla, e enriquecido por doações de colecionadores e instituições, o museu foi inaugurado em 1985 e atualmente é mantido e administrado pela SPTrans. No museu, a romântica imagem da cidade de São Paulo do século XIX, com seus bondes abertos puxados por animais, continua preservada. No jardim que recebe visitantes, bancos e luminárias retratam a década de 20. Lá está instalado um bonde de areia, cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.

Impressões sobre a visita – Segundo a professora Celina Julie Pissó, o passeio é muito interessante, pois contempla uma parte da história da cidade, desconhecida pela maioria da nova geração. “É um lugar pequeno, mas com um grande potencial histórico retratado em seu acervo. Os alunos gostaram muito do que viram e ouviram. Foram muito participativos e receptivos às informações recebidas. São vivências educativas que devem ser aprimoradas buscando ressignificar a visão histórica, parte importante daquilo que somos hoje, das transformações a que tudo e todos estão sujeitos”, conta Celina.

A nossa escola tem agendadas outras excursões para este ano. Teremos a ida à Oca do Ibirapuera pelo Itaú Cultural, ao Circuito Caixa e ao Museu do Futebol.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673