Notícias

Governo Aberto nas Escolas: estudantes participam de oficinas que estimulam autonomia nos territórios

As oficinas serão on-line, em diversas datas entre os dias 22 de setembro a 19 de dezembro

Publicado em: 20/09/2021 17h10 | Atualizado em: 23/09/2021

Governo aberto nas escolas. ilustração de uma lâmpada conectada à diferentes pessoas. Na parte interior da lâmpada o mapa da cidade de São Paulo.Estudantes que atuam nos Grêmios Estudantis das escolas municipais de São Paulo podem participar de uma série de oficinas promovidas pela Secretaria de Governo Municipal. Temas como Gestão Democrática, Direitos Humanos, Mediação de Conflito, Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz farão parte da programação. 

As ações fazem parte da 6ª edição do Programa Agentes de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, que incluiu recentemente a categoria Governo Aberto nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A intenção é oferecer ao público adolescente, principalmente estudantes gremistas, experiências com temáticas importantes para formação e desenvolvimento da autonomia e que estimulem ações em seus territórios. 

As oficinas serão on-line, em diversas datas entre os dias 22 de setembro a 19 de dezembro, e poderão ser assistidas pelos tablets ou nos equipamentos nas Unidades Educacionais.

Confira os temas das oficinas:

  • Meu grêmio estudantil: da escola para a cidade;
  • Participação democrática e prevenção ao bullying nos ambientes escolares por meio das práticas da justiça restaurativa;
  • Desmistificando os direitos humanos;
  • Como se apropriar dos direitos do cidadão se divertindo;
  • A importância dos adolescentes e jovens para a qualidade da escola pública;
  • Viva a democracia!

Os estudantes interessados poderão se inscrever para as oficinas mediante procedimento organizado por sua Diretoria Regional de Educação. 

Formação para Educadores

Entre os dias 20 de setembro e 25 de outubro, os educadores orientadores dos Grêmios Estudantis participam da formação “Cidadania e Democracia desde a Escola: a educação em direitos humanos e o exercício da cidadania”. O Curso é oferecido pelo Instituto Auschwitz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em reunião. No projetor da parede e sobre a mesa, consta uma planilha com colunas coloridas

SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Anne Sullivan

Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo

Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Menina de óculos. Ao fundo, prateleira com livros.

Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo

Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 14 15 16 17 18 1.673