Notícias

Governo Aberto nas Escolas: estudantes participam de oficinas que estimulam autonomia nos territórios

As oficinas serão on-line, em diversas datas entre os dias 22 de setembro a 19 de dezembro

Publicado em: 20/09/2021 17h10 | Atualizado em: 23/09/2021

Governo aberto nas escolas. ilustração de uma lâmpada conectada à diferentes pessoas. Na parte interior da lâmpada o mapa da cidade de São Paulo.Estudantes que atuam nos Grêmios Estudantis das escolas municipais de São Paulo podem participar de uma série de oficinas promovidas pela Secretaria de Governo Municipal. Temas como Gestão Democrática, Direitos Humanos, Mediação de Conflito, Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz farão parte da programação. 

As ações fazem parte da 6ª edição do Programa Agentes de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, que incluiu recentemente a categoria Governo Aberto nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A intenção é oferecer ao público adolescente, principalmente estudantes gremistas, experiências com temáticas importantes para formação e desenvolvimento da autonomia e que estimulem ações em seus territórios. 

As oficinas serão on-line, em diversas datas entre os dias 22 de setembro a 19 de dezembro, e poderão ser assistidas pelos tablets ou nos equipamentos nas Unidades Educacionais.

Confira os temas das oficinas:

  • Meu grêmio estudantil: da escola para a cidade;
  • Participação democrática e prevenção ao bullying nos ambientes escolares por meio das práticas da justiça restaurativa;
  • Desmistificando os direitos humanos;
  • Como se apropriar dos direitos do cidadão se divertindo;
  • A importância dos adolescentes e jovens para a qualidade da escola pública;
  • Viva a democracia!

Os estudantes interessados poderão se inscrever para as oficinas mediante procedimento organizado por sua Diretoria Regional de Educação. 

Formação para Educadores

Entre os dias 20 de setembro e 25 de outubro, os educadores orientadores dos Grêmios Estudantis participam da formação “Cidadania e Democracia desde a Escola: a educação em direitos humanos e o exercício da cidadania”. O Curso é oferecido pelo Instituto Auschwitz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 16 17 18 19 20 1.673