Notícias
Alunos de Ensino Fundamental realizam projeto de inclusão com Garrafas Sensoriais
E o que garrafas coloridas e com brilho foram capazes de fazer dentro de uma escola?
Publicado em: 19/06/2019 16h53 | Atualizado em: 30/11/2020Elas foram o motivo de uma sala do Ciclo de Alfabetização, do segundo ano e alunos do Clube da Leitura da E.M.E.F. Cel. PM José Hermínio participarem de uma experiência sensorial incrível.
Na sala do segundo ano A, da Professora Sandra Vieira temos Alice, uma garotinha muito envolvente e autista. Ela participa semanalmente do Atendimento Educacional Especializado com a Professora Iara Viana responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais e que acumula cargo como Professora Orientadora de Sala de Leitura.
A Professora Iara em um atendimento trouxe uma garrafa sensorial para despertar na aluna o seu lado lúdico, a curiosidade, autocontrole. A intenção era que Alice pudesse expressar seus sentimentos de forma mais tranquila por meio da observação e dos movimentos dos objetos dentro da garrafa. Ao ver a garrafa, Alice ficou totalmente feliz e levou a garrafa para a sala de aula, querendo mostrar seu novo brinquedo para todos os alunos. Detalhe, ela quase não manifesta contato ou comunica-se com seus amigos de sala. Mas aquele objeto tão especial pra ela deixou- a tão feliz que Alice quis compartilhar a felicidade que estava sentindo aos amigos.
Então a Professora Iara juntamente com a Professora Sandra tiveram uma ideia brilhante! Por que não fazer uma atividade coletiva em que todos os alunos da sala pudessem construir a sua própria garrafa sensorial? E assim foi feito, a professora da sala de leitura que realiza um trabalho com os alunos do Ciclo Interdisciplinar, 6º E 8º anos chamado Clube da Leitura, convidou os para fazer uma parceria na construção das garrafas.
E no dia 20 de maio de 2019, as garrafas foram produzidas e foi um momento de troca, autoconhecimento, parceria e muita alegria. Alice, não se cabia de tanta felicidade. Agora reconhece seus amigos para se divertirem com as garrafas.
Entendemos com esta atividade coletiva que incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente de todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. E que qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte indissolúvel do ser humano.
Texto escrito por: Iara Viana dos Santos
Professora Orientadora de Sala de Leitura
Professora de Atendimento Educacional Especializado
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Marechal Deodoro organiza exposição imersiva no Butantã Shopping
Secretaria Municipal de Educação
Projeto leva estudantes da Classe Hospital da Associação Cruz Verde ao Museu da Língua Portuguesa
Secretaria Municipal de Educação
Pré-Jornada discute narrativas infantis e intencionalidade na educação infantil
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais celebram o Make Music Day 2025 com estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME
Diretoria Regional de Educação Itaquera
SME organiza ações para o junho migrante em escolas
Relacionadas

CEU Heliópolis oferece cursos gratuitos para a comunidade em maio
Publicado em: 07/05/2025 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

EMEF Paulo Duarte diversifica ensino de Matemática com jogos e brincadeiras
Publicado em: 06/05/2025 5h17 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)
Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências
Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública
Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação