Notícias
Prefeitura foca na aprendizagem e paga prêmio 14% maior que ano passado
A Prefeitura de São Paulo paga nesta sexta-feira (29/8) a primeira parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) de 2025
Publicado em: 29/08/2025 10h12 | Atualizado em: 29/08/2025
Para as escolas de ensino fundamental e médio, 40% da composição do prêmio refere-se à assiduidade individual do servidor, 10% à frequência dos estudantes e 50% à evolução de aprendizagens da escola. Ou seja, o maior peso está, justamente, no desempenho obtido em sala de aula. É a primeira vez em que a Prefeitura vai pagar um prêmio (PDE) com foco nas aprendizagens, com garantia de alfabetização na idade certa e participação nas avaliações externas, assegurando oportunidades iguais a todos os alunos.
Mais que isso, o prêmio também estimula a redução das desigualdades educacionais: na segunda parcela, haverá um adicional para as escolas que mais avançarem nas aprendizagens coletivas sem deixar ninguém para trás, ou seja, garantindo não apenas que a média da escola aumente, mas que haja redução no número de estudantes abaixo do básico, grupo com a menor proficiência.
O valor, do PDE, de R$ 206 milhões contempla 88 mil servidores e é 14% superior ao pago em 2024. O segundo repasse ocorrerá até abril de 2026. O valor total pago aos servidores, somadas as duas parcelas, é de R$ 7.800. Para gestores de escolas de ensino fundamental e médio, esse total pode chegar a R$ 12.700. Além disso, todos aqueles que não tiverem nenhuma ausência computada receberão um adicional de R$ 1.800 ao ano.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental diminuir a porcentagem de estudantes que estejam com nível de aprendizado abaixo do básico. “Tal combinação é uma inovação importante e pouco comum, mesmo em modelos de remuneração deste tipo em outras redes de ensino do Brasil. Assim, a Prefeitura de São Paulo inova ao priorizar também a redução das desigualdades de aprendizagem entre os estudantes”, afirmou.
Na pré-escola, uma etapa obrigatória de ensino no Brasil, também haverá premiação pela frequência das crianças. É um reforço do compromisso da Prefeitura com uma série de ações para garantir a permanência das crianças na escola, reduzindo a evasão.
Confira mais notícias sobre o PDE:
Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE
Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
CIEJA Cambuci recebe novos participantes do programa Transcidadania
Publicado em: 11/01/2016 2h33 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa para 2016
Publicado em: 11/01/2016 12h10 - em Ensino Fundamental e Médio
Abertura da 30ª Edição do Programa “Recreio nas Férias”
Publicado em: 08/01/2016 11h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral
Publicado em: 08/01/2016 9h36 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Calendário de Atividades das unidades da Rede – 2016
Publicado em: 07/01/2016 1h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã