Notícias
Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral
O projeto “Brincando, jogando e aprendendo” teve como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil
Publicado em: 08/01/2016 9h36 | Atualizado em: 30/11/2020
Ao longo do segundo semestre de 2015, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Brenno Ferraz do Amaral o projeto “Brincando, jogando e aprendendo”. Idealizado pelas professoras Patrícia F. de Cavalho e Bianca Merlussi Savia para a turma do infantil II, o projeto tinha como objetivo auxiliar em várias faces do desenvolvimento da criança, tais como a criatividade, a fala, o respeito e a autoestima, utilizando-se de jogos e brincadeiras como ferramentas. “Acreditamos que o brincar ajuda de forma lúdica e prazerosa a criança a comunicar-se melhor consigo mesma e com o mundo”, explica a professora Patrícia.
Primeiramente foi feito um levantamento prévio das brincadeiras favoritas da turma, através de uma roda de conversa com os alunos. Os alunos vivenciaram essas brincadeiras e jogos na prática, e a partir disso, as professoras fizeram o livro com o nome das brincadeiras em cada letra do alfabeto e um espaço para as crianças desenharem. Foram utilizados diferentes materiais em cada desenho, como colagem, giz-de-cera, tinta e colas coloridas. Depois de terminado o livro, cada um pôde levar um DVD com fotos e filmagens de todo o processo. “Como forma de avaliar, além da observação diária, realizamos um diálogo entre as professoras e a coordenação, e também fizemos um registro escrito dos avanços no coletivo e individualmente”, explica Patrícia.
Uma das páginas do livro de brincadeiras
Segundo a professora, os resultados foram positivos e ultrapassaram as expectativas: “observamos o quanto nossa turma avançou, principalmente nos aspectos de socialização, cooperação e solidariedade”. Patrícia explica que, a cada brincadeira aprendida, os alunos conseguiam reinventá-la com regras que eles mesmos estabeleciam, e o projeto foi muito gratificante. “Ao brincar ou jogar, a criança está estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, aprendendo e aceitando regras, incorporando vivências significativas, enfim, desenvolvendo-se integralmente”, concluiu ela.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Aberta consulta pública sobre mobiliários para primeira infância a serem instaladas em praças, parques e equipamentos públicos
Secretaria Municipal de Educação
Programação nos CEUs em homenagem às mulheres termina neste fim de semana
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E
Secretaria Municipal de Educação
SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca novos professores de Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia currículo antirracista e compra inédita de 128 mil bonecas negras para as escolas municipais
Relacionadas

Aberta consulta pública sobre mobiliários para primeira infância a serem instaladas em praças, parques e equipamentos públicos
Publicado em: 24/03/2023 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Programação nos CEUs em homenagem às mulheres termina neste fim de semana
Publicado em: 23/03/2023 6h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E
Publicado em: 23/03/2023 6h25 - em Secretaria Municipal de Educação

SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento
Publicado em: 23/03/2023 11h02 - em Secretaria Municipal de Educação

SME convoca novos professores de Educação Infantil
Publicado em: 22/03/2023 7h10 - em Secretaria Municipal de Educação