Notícias

Programa “Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino

Iniciativa vai reunir diretores, professores, representantes das DREs, estudantes e famílias para dialogar sobre políticas públicas para educação

Publicado em: 20/08/2025 10h58 | Atualizado em: 20/08/2025

 

Whatsapp Image 2025 08 20 At 10.25.50 (2)

Pais, estudantes do ensino fundamental, diretores regionais, diretores de escola, supervisores de ensino, coordenadores e professores alfabetizadores reunidos em uma grande sala em uma mesa em formato de U. Seria uma reunião de pais e mestres, certo? Mais do que isso. Um diálogo aberto e escuta ativa.

O encontro foi o cenário da estreia do Programa “Café com o Prefeito”, realizado nesta terça-feira (19/8) na Prefeitura de São Paulo. Durante 90 minutos, o prefeito Ricardo Nunes, ao lado do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e da secretária executiva de Planejamento e Eficiência, Cibele Molina ouviu pacientemente os 30 convidados para tratar de educação.

O primeiro encontro debateu a temática: “Alfabetização como Prioridade: avanços, desafios e papel das famílias e da escola”. O cronograma também incluiu outros três encontros que irão contemplar a participação das unidades das regiões das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Na estreia, marcaram presença também as diretoras regionais Regina Collazo da DRE Campo Limpo, Luci Batista da DRE Penha, e Marcia Marques da DRE Itaquera.

O objetivo é promover um espaço permanente de escuta e diálogo entre a Prefeitura e a comunidade escolar, valorizar a experiência e o protagonismo dos estudantes e profissionais que vivem o dia a dia nas unidades, visando construir coletivamente propostas e encaminhamentos que fortaleçam a qualidade e a equidade da educação pública.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação pública participativa, inclusiva e centrada na escuta ativa das comunidades escolares. Agradeço a participação de pais, gestores e professores. Como dizia o arcebispo Dom Hélder Câmara, se todos formos capazes de sonhar juntos, então teremos a solução. No nosso caso, em busca de uma educação de qualidade, que é um direito dos nossos estudantes”, enfatizou Padula.

Participaram famílias e estudantes da EMEF José Carlos de Figueiredo Ferraz, EMEF Silvio Fleming, EMEF Prof. Maestro Alex Martins Costa, EMEF Anália Franco Bastos e EMEF José Bonifácio. Professores que atuam nas seguintes unidades: EMEF Águas de março, EMEF Eduardo Prado, EMEF Francisco Alves Mendes Filho, EMEF Vicentina Ribeiro da Luz, EMEF Brigadeiro Correia de Mello, EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, EMEF José Querino Ribeiro e EMEF Lina da Costa Couto.

Também marcaram presença diretores da EMEF José Olympio Pereira Filho, EMEF Nipo Brasileira, EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta e EMEF Jorge Americano. Além da coordenadora pedagógica da EMEI Jardim Novo Santo Amaro.

Confira mais imagens do encontro:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma mulher negra, coma imagem de u um CEU de fundo.

Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025

Publicado em: 09/05/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo

Publicado em: 09/05/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Ação Na Pista Certa

Maio Amarelo: Escolas Municipais participam de ações para segurança no trânsito

Publicado em: 09/05/2025 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Piscina Ceu Paraisópolis

Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões

Publicado em: 08/05/2025 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Sala de aula onde os estudantes estão sentados de costas para a foto. Na frente deles há uma tela mostrando uma vídeo chamada. Eles veem diversos quadrados pequenos com as pessoas que estão participando da ligação.

Prefeituras de SP e Copenhague buscam solução que diminua a temperatura das salas de aula paulistanas

Publicado em: 08/05/2025 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 157 158 159 160 161 1.673