Notícias

Semana de Alfabetização MOVA-SP têm início em São Paulo

Cerimônia de abertura reuniu cerca de 2 mil pessoas para dialogar sobre a educação de jovens e adultos

Publicado em: 15/09/2025 16h42 | Atualizado em: 16/09/2025
Auditório exibe um palco com um letreiro escrito "MOVA"

A Semana de Alfabetização MOVA-SP teve início nesta segunda-feira (15) em unidades das Diretorias Regionais de Educação (DREs) da capital. A abertura oficial ocorreu no sábado (13), na Expo Barra Funda, reunindo mais de 2 mil pessoas, entre representantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), coordenadoras, educadoras e estudantes do MOVA, a secretária executiva pedagógica, Maria Sílvia Bacila, além de equipes das DREs e da Coordenadoria Pedagógica (COPED). 

A edição deste ano tem como tema “Alfabetização que cuida, liberta, reconhece os saberes, dá visibilidade aos educandos”, definido de forma colaborativa com representantes das unidades e das Diretorias Regionais de Educação. É uma questão que reflete a busca por uma educação que dialoga com as experiências de vida, com os saberes comunitários, culturais e do mundo do trabalho de cada educando. 

O evento destacou a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na garantia do direito à educação de jovens e adultos em São Paulo. “Nosso compromisso é assegurar que cada pessoa tenha a oportunidade de aprender, se desenvolver e conquistar novas perspectivas, independentemente da idade. A educação abre portas e reafirma a dignidade de cada cidadão”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. 

O MOVA (Movimentos de Alfabetização de Jovens e Adultos) é uma iniciativa da SME voltada ao processo de alfabetização por meio de unidades parceiras das Organizações da Sociedade Civil espalhadas pela cidade. As matrículas podem ser feitas durante todo o ano, diretamente nas Unidades Educacionais, por todos que desejam iniciar, dar continuidade ou concluir o Ensino Fundamental. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

“O Pequeno Príncipe” no Cinesesc

“O Pequeno Príncipe” no Cinesesc

Publicado em: 01/02/2016 1h35 - em CEU e COCEU

DRE Itaquera realiza reunião organizacional de 2016

DRE Itaquera realiza reunião organizacional de 2016

Publicado em: 01/02/2016 12h36 - em CEU e COCEU

Visita ao Núcleo Engordador

Visita ao Núcleo Engordador

Publicado em: 01/02/2016 12h35 - em CEU e COCEU

Sentindo o futuro por meio de iniciativas empreendedoras

Sentindo o futuro por meio de iniciativas empreendedoras

Publicado em: 29/01/2016 4h11 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Revista Magistério - Edicões Especiais

Revista Magistério – Edicões Especiais

Publicado em: 29/01/2016 3h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 1.577 1.578 1.579 1.580 1.581 1.673