Notícias

Estudantes e professores de escola municipal lançam livro sobre o bairro do Bexiga

A publicação foi lançada durante Feira do Livro realizada em parceria com a Prefeitura

Publicado em: 18/05/2026 10h00 | Atualizado em: 18/05/2026
Pessoas conversando em um palco com uma plateira

O trabalho pedagógico realizado na EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, escola localizada na região central de São Paulo, ganhou destaque na programação cultural do bairro durante a Feira do Livro da Rua Rocha, evento apoiado pela Prefeitura de São Paulo. Estudantes e professores lançaram o livro “Antologia: o Bixiga que eu vivo, sinto e imagino”, resultado de um trabalho da Academia Estudantil de Letras Mestre Ananias (AEL), que reúne alunos do 5º ao 9º ano. 

O projeto começou no retorno às aulas, quando a escola foi convidada pela Livraria Simples, estabelecimento próximo a escola e parte do território do Bixiga, a participar da criação do livro. Uma oficina com o escritor e ilustrador Nivaldo Brito, realizada no Mercadinho Simples, incentivou os educadores a transformar percepções e afetos sobre o bairro em textos. 

Dentro da AEL, as oficinas de estudos literários e jogos teatrais, conduzidas pelos professores Loan Leblon Almeida e Kleiton Ferreira de Oliveira, trabalharam a voz autoral dos estudantes na valorização do território. Os professores trouxeram textos pessoais sobre seus bairros como referência para exercícios de memória e observação.  

Em caminhadas pelo bairro, os alunos registraram ângulos de ruas, fachadas e detalhes arquitetônicos que originaram as ilustrações do livro. As oficinas e saídas de campo geraram versões iniciais da maioria dos textos, que foram revistas pelos docentes com sugestões para aprimorar a narrativa. 

Para a diretora da unidade, Rosimeire de Oliveira, algumas produções chegaram mais lapidadas e outras ficaram mais cruas, mas o processo coletivo destacou-se pela variedade de gêneros e vozes. “O que mais se destacou foi o processo, que resultou em uma diversidade de estilos e vozes que vislumbraram o Bixiga sob múltiplas perspectivas”. Apontou.  

Educomunicação em conjunto com a AEL 

A participação na feira também contou com o projeto Imprensa Jovem, onde os estudantes realizaram entrevistas e registros jornalísticos. Entre as convidadas ouvidas pelos jovens estiveram as jornalistas Bianca Santana e Semayat Oliveira, ampliando o contato dos alunos com práticas de comunicação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Recreio nas Férias no CEU Jaçanã promove visita ao Museu do Futebol
Visita à Fundação Dorina Nowill

Visita à Fundação Dorina Nowill

Publicado em: 01/02/2016 1h37 - em CEU e COCEU

“O Pequeno Príncipe” no Cinesesc

“O Pequeno Príncipe” no Cinesesc

Publicado em: 01/02/2016 1h35 - em CEU e COCEU

DRE Itaquera realiza reunião organizacional de 2016

DRE Itaquera realiza reunião organizacional de 2016

Publicado em: 01/02/2016 12h36 - em CEU e COCEU

Visita ao Núcleo Engordador

Visita ao Núcleo Engordador

Publicado em: 01/02/2016 12h35 - em CEU e COCEU

1 1.576 1.577 1.578 1.579 1.580 1.672