Notícias

Seminário JA – Rede que Alfabetiza – promove diálogo sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e sobre práticas de alfabetização da Rede Municipal

Evento presencial reunirá profissionais da educação para debater a política pública de alfabetização e reconhecer boas práticas de Unidades Educacionais das diferentes regiões da cidade de São Paulo

Publicado em: 01/06/2026 13h00 | Atualizado em: 01/06/2026
Imagem do Seminário Juntos pela Aprendizagem (JA). À esquerda, sobre uma faixa branca com cantos arredondados, está o texto “SEMINÁRIO” em letras cinzas e, abaixo, o título “JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” em destaque, com letras pretas. Ao lado do título, aparece o logotipo estilizado “JA”, composto por formas curvas nas cores amarelo, laranja, magenta e azul, com elementos gráficos sutis em seu interior. O fundo apresenta formas orgânicas e onduladas nas mesmas cores do logotipo, criando um efeito de movimento e integração visual. O design é moderno, colorido e remete à educação, aprendizagem e colaboração.

Nesta terça-feira (02) de junho, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), realizará o Seminário JA: Rede que Alfabetiza, , reunindo profissionais da Rede Municipal para debater caminhos e estratégias voltados ao fortalecimento da alfabetização na cidade de São Paulo.

O encontro acontecerá em formato presencial, no anfiteatro da Uninove Barra Funda, com programação voltada à reflexão sobre acompanhamento pedagógico, avaliação e o reconhecimento de boas práticas educacionais.

Integrando o eixo Reconhecimento de Boas Práticas, previsto no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o seminário tem como objetivo promover diálogos sobre uma alfabetização contextualizada e reflexiva. A programação abordará temas relacionados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e ao índice Criança Alfabetizada (ICA), fortalecendo debates sobre processos de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização. 

O evento contará com a participação de importantes referências da área educacional, entre elas a Secretaria Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação,  Kátia Schweickardt; o Coordenador-Geral de Alfabetização da COGEALF, João Paulo Mendes de Lima; e Rosaura Soligo, especialista em formação docente e integrante da diretoria do Núcleo Brasil da Rede Latino-americana de alfabetização. 

Durante o seminário, a EMEF Profª Marisa Moretti compartilhará experiências e estratégias pedagógicas desenvolvidas na unidade, reconhecida por alcançar o maior percentual de crianças alfabetizadas da Rede Municipal de Ensino, ajudando o Município a alcançar sua meta projetada pelo segundo ano consecutivo. O relato pretende inspirar educadores e fortalecer as práticas de alfabetização desenvolvidas nas unidades educacionais. 

O encontro também será marcado pelo reconhecimento de 67 escolas da Rede que alcançaram percentuais de crianças alfabetizadas superior a 70%, no cômputo do ICA – Indicador Criança Alfabetizada, valorizando os resultados obtidos no processo de aprendizagem dos estudantes. A Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo também será homenageada por concentrar o maior percentual de crianças alfabetizadas em 2025.

Com a iniciativa, a SME reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas educacionais, com a valorização das experiências pedagógicas da Rede Municipal de Ensino e com a construção coletiva de estratégias voltadas à garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Na imagem, quatro crianças se divertem em uma piscina. Três meninas estão mais próximas da câmera, sorrindo. Todas estão com roupas de banho coloridas e molhadas. Ao fundo, um menino também está na água, com os braços abertos e expressão animada.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista

Publicado em: 19/05/2025 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas com roupas socias

Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco

Publicado em: 19/05/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro
Sessão Spcine Ceu Paraisópolis

CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2

Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com uma mulher com avental azul sorrindo para a câmera enquanto segura uma forma de pão

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional

Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 155 156 157 158 159 1.674