Notícias

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Unidades desenvolvem atividades pedagógicas que incentivam reflexão, protagonismo e enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado em: 26/03/2026 15h13 | Atualizado em: 30/03/2026
Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o "Mês da Mulher".

Separadas por cerca de 47 quilômetros, duas escolas municipais mostram que a distância geográfica não impede a construção de caminhos pedagógicos em comum. Durante o Mês da Mulher, estudantes, educadores e comunidades escolares se mobilizaram em ações de conscientização sobre a valorização das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero. 

Entre as ações de destaque, uma passeata silenciosa mobilizou a comunidade escolar na EMEF Jardim da Conquista, na região de Perus. Vestidos de preto e com cartazes, estudantes, professores, funcionários e famílias percorreram o entorno da escola, chamando a atenção para a importância do tema e promovendo reflexão coletiva por meio do silêncio. 

Já na zona Leste, a EMEF Roquette Pinto produziu uma intervenção audiovisual inspirada na música “Maria da Vila Matilde”, interpretada por Elza Soares, que trouxe um olhar sensível sobre a urgência de romper o silêncio diante da violência contra a mulher. Clique aqui e assista ao vídeo. Com participação de estudantes e mulheres da comunidade escolar, o vídeo apresenta mensagens de conscientização e reforça a importância da denúncia e das redes de apoio. 

Mobilização na zona Norte

Na EMEF Jardim da Conquista, as ações fazem parte de um trabalho contínuo baseado nos Direitos Humanos e no Projeto Político-Pedagógico da unidade, que valoriza a educação integral, inclusiva e antirracista. Ao longo do Mês da Mulher, estudantes participaram de atividades sobre a temática das mulheres, com discussões, dados e referências de personalidades femininas, ampliando o repertório cultural e o pensamento crítico. 

A unidade também contou com a parceria do programa Inspiring Girls, voltado às estudantes dos 4º e 5º anos, com foco na ampliação de horizontes e incentivo a projetos de vida. Como parte da programação, estão previstos desfiles temáticos de personalidades femininas, fortalecendo o protagonismo estudantil e a valorização das contribuições das mulheres na sociedade. 

As ações serão encerradas com desfiles temáticos sobre personalidades femininas, nos quais os estudantes irão apresentar e narrar as trajetórias de mulheres importantes. Os desfiles estão previstos para acontecer nos dias 27 e 31 de março.  

Diferentes linguagens na zona Leste

Na EMEF Roquette Pinto, as atividades no Mês da Mulher se desenvolvem por meio de diferentes linguagens e envolvem os estudantes em momentos de reflexão e produção. Além da intervenção audiovisual, a unidade promove rodas de conversa e atividades pedagógicas sobre conscientização e valorização das mulheres. 

Entre as iniciativas, está um mural que destaca mulheres importantes do Brasil e do mundo, ampliando o repertório cultural e incentivando reflexões sobre igualdade e representatividade. Outras ações incluem atividades de teatro sobre feminicídio, com orientação sobre redes de proteção e denúncia, além de práticas de leitura que valorizam autoras e o protagonismo feminino. 

Nesta quinta-feira (26), acontece mais uma sessão do “Leituraço Março Mulher”, em que professores selecionam obras sobre empoderamento feminino e vivências das mulheres. Após a atividade, os estudantes do Ensino Fundamental II apresentam o teatro “A semente do silêncio”, que propõe reflexão sobre relacionamentos abusivos e feminicídio, além de orientar sobre formas de denúncia, com destaque para o Ligue 180. A sugestão é que a discussão tenha continuidade em sala de aula. 

Fique por dentro das notícias da Rede Municipal de Ensino.

Confira a galeria de imagens:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Na imagem, quatro crianças se divertem em uma piscina. Três meninas estão mais próximas da câmera, sorrindo. Todas estão com roupas de banho coloridas e molhadas. Ao fundo, um menino também está na água, com os braços abertos e expressão animada.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista

Publicado em: 19/05/2025 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas com roupas socias

Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco

Publicado em: 19/05/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro
Sessão Spcine Ceu Paraisópolis

CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2

Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com uma mulher com avental azul sorrindo para a câmera enquanto segura uma forma de pão

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional

Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 155 156 157 158 159 1.674