Notícias

Prefeitura foca na aprendizagem e paga prêmio 14% maior que ano passado

A Prefeitura de São Paulo paga nesta sexta-feira (29/8) a primeira parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) de 2025

Publicado em: 29/08/2025 10h12 | Atualizado em: 29/08/2025

 

Prêmio considera a garantia das aprendizagens

Para as escolas de ensino fundamental e médio, 40% da composição do prêmio refere-se à assiduidade individual do servidor, 10% à frequência dos estudantes e 50% à evolução de aprendizagens da escola. Ou seja, o maior peso está, justamente, no desempenho obtido em sala de aula. É a primeira vez em que a Prefeitura vai pagar um prêmio (PDE) com foco nas aprendizagens, com garantia de alfabetização na idade certa e participação nas avaliações externas, assegurando oportunidades iguais a todos os alunos.

Mais que isso, o prêmio também estimula a redução das desigualdades educacionais: na segunda parcela, haverá um adicional para as escolas que mais avançarem nas aprendizagens coletivas sem deixar ninguém para trás, ou seja, garantindo não apenas que a média da escola aumente, mas que haja redução no número de estudantes abaixo do básico, grupo com a menor proficiência.

O valor, do PDE, de R$ 206 milhões contempla 88 mil servidores e é 14% superior ao pago em 2024. O segundo repasse ocorrerá até abril de 2026. O valor total pago aos servidores, somadas as duas parcelas, é de R$ 7.800. Para gestores de escolas de ensino fundamental e médio, esse total pode chegar a R$ 12.700. Além disso, todos aqueles que não tiverem nenhuma ausência computada receberão um adicional de R$ 1.800 ao ano.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental diminuir a porcentagem de estudantes que estejam com nível de aprendizado abaixo do básico. “Tal combinação é uma inovação importante e pouco comum, mesmo em modelos de remuneração deste tipo em outras redes de ensino do Brasil. Assim, a Prefeitura de São Paulo inova ao priorizar também a redução das desigualdades de aprendizagem entre os estudantes”, afirmou.

Na pré-escola, uma etapa obrigatória de ensino no Brasil, também haverá premiação pela frequência das crianças. É um reforço do compromisso da Prefeitura com uma série de ações para garantir a permanência das crianças na escola, reduzindo a evasão.

Confira mais notícias sobre o PDE:

Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE

Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Na imagem, quatro crianças se divertem em uma piscina. Três meninas estão mais próximas da câmera, sorrindo. Todas estão com roupas de banho coloridas e molhadas. Ao fundo, um menino também está na água, com os braços abertos e expressão animada.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista

Publicado em: 19/05/2025 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas com roupas socias

Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco

Publicado em: 19/05/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro
Sessão Spcine Ceu Paraisópolis

CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2

Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com uma mulher com avental azul sorrindo para a câmera enquanto segura uma forma de pão

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional

Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 155 156 157 158 159 1.674