Notícias
DRE Guaianases realiza “Seminário Literatura Negro-Brasileira”
Atividade faz parte da IV Mostra Cultural Novembro Negro
Publicado em: 21/11/2017 10h57 | Atualizado em: 30/11/2020
Na segunda, 13 de novembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou o “Seminário Literatura Negro-Brasileira”, que contou com a presença de professores dos Ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral, Professores de Recuperação Paralela (PRP), Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL), professores de Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e membros das Equipes Gestoras das Unidades Educacionais da região.
O Seminário foi iniciado com a apresentação teatral “Eu e Ela: Visita à Carolina Maria de Jesus”, escrita e encenada pela atriz Dirce Thomaz, que mostra um pouco da trajetória da escritora em meio às dores e sofrimentos de sua vida.
Em seguida, o professor Luís Silva, conhecido como Cuti, proferiu a palestra “Literatura Negro-Brasileira”. Utilizando-se de trechos de textos literários, Cuti mostrou como os personagens negros foram inseridos na literatura nacional a partir de autores como Luiz Gama, Cruz e Sousa e Lima Barreto, o grande homenageado na IV Mostra Cultural Novembro Negro.
Ao término, o público pôde fazer perguntas a Cuti e Dirce, além de tecer comentários sobre as reflexões realizadas.
Veja aqui uma galeria de fotos do Seminário.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Transição de Diretoria do DAE
Publicado em: 19/02/2016 11h40 - em Alimentação Escolar
Equipes dos NAAPAs participam de formação continuada
Publicado em: 18/02/2016 6h27 - em NAAPA
CEU Heliópolis receberá evento de combate ao mosquito Aedes aegypti
Publicado em: 18/02/2016 5h21 - em CEU e COCEU
Atendimento educacional especializado – Reflexões e práticas
Publicado em: 17/02/2016 12h12 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
CEU Heliópolis recebe oficina sobre cartografia cultural
Publicado em: 17/02/2016 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga